Aprenda a combinar vinhos com receitas de inverno

Com a chegada do inverno, nada melhor do que aproveitar o friozinho e reunir a família e os amigos para desfrutar o melhor da gastronomia.  Nesta época do ano, pratos mais quentes como fondues, sopas e risotos fazem sucesso.  A sommelière da Vinícola Salton Carina Cooper preparou algumas dicas de harmonizações para deixar os encontros ainda mais especiais.
Para combinação perfeita entre pratos e vinhos, alguns aspectos devem ser observados. “Avaliamos o vinho, o tipo da uva, o processo de vinificação, o grau de amadurecimento e envelhecimento etc., e casamos com a estrutura do prato, a intensidade dos sabores e temperos”, destaca Carina. “É importante que um sabor não se sobreponha ao outro, eles devem se completar”.
Veja algumas dicas:
Clássico Fondue de queijo - O Fondue  é um prato originário da Suíça, que geralmente mistura queijos gruyère e emmental derretidos. Ele deve ser harmonizado com um vinho branco da uva Chardonnay, mais leve com um sabor que não se contrapõe ao gosto marcante do queijo.
Fondue de Chocolate - Para esta versão, o ideal é que seja servido com um licor de sabor doce e intenso, por exemplo, o Salton Intenso, adequado para sobremesas com teor alcoólico de 15%.
Cassoulet de feijão branco - Por ser um prato muito encorpado e “macio”, ele pede combinações que tenham a uva Merlot, também encorpada que nos remete a uma sensação mais aveludada no paladar.
Joelho de Porco - Por se tratar de um prato um pouco mais gorduroso, a harmonização pede um toque refrescante que encontramos no vinho branco das uvas Sauvignon Blanc (acidez) e Viognier (corpo), de preferência os de guarda que passaram por barris de carvalho na elaboração e possuem um toque “defumado”.  
Sopas em geral - Sopas são bem harmonizadas com vinho tinto leve, de sabor fresco e frutado.                                                       
Puchero - Este prato muito apreciado na Europa é a versão espanhola do cozido português. Por ser um prato feito com carne suína, grão de bico, feijão branco, batata etc, ele pede um vinho encorpado com textura média, preferencialmente feito com uvas Cabernet Sauvignon.
Polenta com ragu de cordeiro - Para este prato, o ideal é que seja servido com vinhos feitos da uva Merlot, pois são frutados, “macios” sem perder o sabor e presença para acompanhar o ragu.

Fonte: Sobre a Vinícola Salton
A Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas do Brasil, sendo líder na comercialização e de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. A empresa busca sempre oferecer produtos que aliem a qualidade excepcional de suas uvas aos sofisticados métodos de produção utilizados na vinícola. Com unidade localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS, e uma em São Paulo, a Salton espera receber cerca de 90 mil visitantes neste ano. Centenária e 100% brasileira, a empresa elabora vinhos, espumantes, frisantes, e suco de uva de altíssima qualidade. Além disso, a qualidade dos produtos da Salton é atestada pelas mais de 200 medalhas já conquistadas em premiações nacionais e internacionais de renome tais como a Expovinis (Brasil), a The International Wine and Competition (Inglaterra), a Challenge International Du Vin (França), a San Francisco International Wine (EUA), entre muitas outras.

Comentários