A 3ª edição do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar teve as primeiras avaliações das categorias Salame tipo italiano, Vinho de Uvas Viníferas, Vinho Tinto de Mesa Seco e Suco de Uva Integral/Natural realizados na tarde desta terça-feira (1º), no Espaço Caminhos da Integração, da Emater/RS-Ascar, na Expointer 2014.
Segundo a engenheira agrícola da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Mila Noronha, o objetivo do concurso é promover a qualificação dos produtos provenientes das agroindústrias familiares, além de reconhecer a qualidade dos alimentos produzidos por essas agroindústrias e incentivar os produtores a priorizar as boas práticas de fabricação como fundamentais para garantir um produto de qualidade, aliado à segurança sanitária.
De acordo o diretor de Agroindústria Familiar, Comercialização e Abastecimento da SDR, Ricardo Edson Fritsch, na categoria Salame tipo italiano são avaliados o aroma, sabor e consistência; enquanto nos vinhos e suco de uva os quesitos são aroma, sabor e cor, itens julgados por um júri formado por três renomados chefes de cozinha, dois professores da Ufrgs, fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA), e um técnico da Emater/RS-Ascar.
Nesta terça-feira à tarde (2), a partir das 14h, também no Espaço Caminhos da Integração, serão avaliados os produtos das categorias Queijo tipo Colonial, Cachaça Prata e Cachaça Envelhecida. A divulgação das agroindústrias familiares vencedoras acontece na quarta-feira (3), logo após a abertura oficial do Pavilhão da Agroindústria Familiar, marcada para as 15.
O concurso é uma promoção da SDR, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Seapa, Emater/RS-Ascar, Ufgrs, Embrapa Uva e Vinho e Aprodecana.
Texto: Assessoria Emater
Comentários
Postar um comentário