Audiência pública apresenta Plano de Irrigação para o Estado


Em audiência pública da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, realizada na manhã dessa quarta-feira, 27 de março, e conduzida pelo presidente interino do grupo técnico, deputado Daniel Bordignon (PT), foi apresentado o Plano Diretor de Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Piuma), da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano. Participaram da audiência o secretário estadual Luiz Carlos Busato, o diretor de Planejamento da Secretaria Nacional de Irrigação, Donivaldo Martins, os deputados Jurandir Maciel (PTB) e Zilmar Rocha (PT), diretores técnicos, representantes de entidades e lideranças regionais e municipais.
 
O secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, relatou o início dos trabalhos em meados de dezembro do ano passado e explicou a escolha da pessoa a quem caberia coordená-lo, Paulo Paim, com longa experiência no tema. Saudou a aprovação da proposta por parte do Ministério da Integração Nacional, informando que apenas dois estados brasileiros tiveram essa possibilidade: Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Segundo o secretário, o plano do Rio Grande do Sul difere do de Minas Gerais, no entanto, por envolver os usos múltiplos da água. A expectativa, disse, é que possa servir de modelo para o restante do país.
 
Representando o Ministério da Integração Nacional, o diretor de Planejamento da Secretaria Nacional de Irrigação, Donivaldo Martins, disse tratar-se de uma iniciativa que representa o pontapé inicial de um processo de planejamento que iniciou por Minas Gerais e estendeu-se depois para o RS. A intenção, segundo ele, é avançar com propostas para os demais estados. Ainda segundo Martins, a ideia do governo não era de elaborar mais um diagnóstico sobre o tema e sim partir de um conjunto de informações já existentes. “O plano está pronto e foi feito em quatro meses, envolvendo todos os interessados, toda a cadeia direcionada à produção irrigada”, declarou.
 
O coordenador do Piuma, Paulo Paim, da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, enfatizou que a característica do plano é a construção coletiva, a partir de acordos entre parceiros vinculados ao uso da água. Ele relatou as reuniões realizadas para a sua elaboração, os objetivos e características do plano. Também informou que o governador Tarso Genro encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui a Política Estadual de Irrigação do Rio Grande do Sul (PL 60 2013). Mais informações sobre o plano podem ser obtidas no portal http://www.piuma-rs.coop.br/.
 
Também participaram da audiência o diretor do Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água, representando a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Vilmar Galvão, o representante da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Vitor Hugo de Lara, representantes da Farsul, da Emater, dos Coredes e outras entidades.

Fonte: Agência de Noticias AL

Comentários