Em março, chove o dobro da média do mês em Concórdia


O mês de março em Concórdia (SC) terminou com uma precipitação 101% acima da média registrada nos últimos 26 anos para o período no município de acordo com dados da estação agrometeorológica da Embrapa Suínos e Aves, unidade da empresa pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, localizada no distrito de Tamanduá. Foram 237 milímetros de chuva, enquanto a média do mês, entre 1987 e 2012, era de 118 milímetros.

Em comparação com março do ano passado, quando a precipitação foi de 74 mm, o terceiro mês de 2013 teve 220% mais chuva em Concórdia. De acordo com os dados da estação agrometeorológica da Embrapa, desde 1987 apenas em 2011 foi registrada mais chuva em um mês de março. Naquele ano, foram 281 milímetros.

Com a transição do verão para o outono, o mês também teve variações na temperatura. As máximas passaram dos 30ºC em cinco dias, enquanto as mínimas chegaram aos 12ºC em outras quatro oportunidades. Esses valores não consideram a sensação térmica.

A estação agrometeorológica da Embrapa funciona desde 1985, seguindo normatização do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Na internet, estão disponíveis para consulta as informações a partir de 1987, no endereço www.cnpsa.embrapa.br/meteor.

fonte: Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Suínos e Aves

Comentários