Parceria visa articular ações para mulheres rurais

Foto: Ascom/MDA


A articulação de ações e convênios que envolvem o Programa de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) e o Programa de Organizações Produtivas de Mulheres Rurais (POPMR). Esses foram os temas debatidos em encontro da Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DPMR/MDA) nesta terça-feira, dia 16, com representantes de organismos estaduais de políticas para as mulheres. 
A parceria, que integra o MDA com os governos estaduais, foi estabelecida por meio de chamadas públicas, em 2011 e 2012, que resultaram em projetos com os estados do Acre, Alagoas, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Maranhão e Goiás. O encontro segue até esta quarta, dia 17, em Brasília. 
Os estados irão se responsabilizar por ações recreativas para crianças e ações educativas sobre o acesso a políticas públicas durante os mutirões de documentação do PNDTR. No âmbito do Programa de Organizações Produtivas de Mulheres Rurais, os organismos de políticas para mulheres irão contribuir com o mapeamento e apoio à institucionalização de grupos de mulheres rurais, além de oferecer inclusão produtiva por meio de assistência técnica e auxílio à comercialização dos produtos. 
Balanços Foram apresentados balanços do PNDTR e do POPMR, com debate e esclarecimento de dúvidas, que contou com a participação de representantes da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do MDA, que trataram dos contratos de repasse. Na programação está prevista a apresentação dos projetos de cada estado, o planejamento conjunto da execução e a definição de uma agenda de monitoramento das ações. 
Isolda Dantas, coordenadora de Acesso à Terra e Cidadania da DPMR, disse que a intenção do ministério é contribuir com os governos estaduais para vencerem os desafios na implantação de políticas para as mulheres, principalmente no que se refere ao meio rural. 

Comentários