Porto Alegre recebe 22 vinícolas no Circuito Brasileiro de Degustação

Vinte e duas vinícolas estarão apresentando seus vinhos, espumantes e suco de uva a profissionais do setor, comércio e consumidores. Os 700 Ingressos disponibilizados esgotaram em poucos dias.
Porto Alegre será a terceira capital a receber o Circuito Brasileiro de Degustação 2013. O evento será realizado na próxima quinta-feira (11), no Salão Nobre da Catedral Metropolitana (Rua Duque de Caxias, 1047). No total, 22 vinícolas de diferentes regiões produtoras do país, além do Projeto Suco de Uva 100% do Brasil, estarão oferecendo seus produtos para o público presente.
O Rio Grande do Sul marcará presença com 19 empresas da Serra, Serra do Sudeste, Campanha e Campos de Cima da Serra, a saber: Aracuri Vinhos Finos, Casa Valduga, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Courmayeur do Brasil Vinhos, Dal Pizzol Vinhos Finos, Dommo do Brasil, Dunamis Vinhos e Vinhedos, Gran Legado Vinhos e Espumantes, Guatambu Estância do Vinho, José Sozo Vinhos, Lídio Carraro Vinícola Boutique, Luiz Argenta Vinhos Finos, Miolo Wine Group, Pizzato Vinhas e Vinhos, Vinícola Aurora, Vinícola Peterlongo, Vinícola Campos de Cima, Vinícola Perini, Vinícola Salton. Também participam vinícolas de Santa Catarina e do Paraná.
O evento ocorre das 16h às 21h e está com as 700 vagas que foram oferecidas esgotadas. Ate às 19h o horário é reservado para profissionais e imprensa. Após este período, a ação é aberta aos consumidores.
Com o objetivo levar informações e potencializar a formação de imagem dos vinhos brasileiros no mercado interno, o Circuito consiste em reunir grupos de vinícolas que promovem a degustação de seus produtos em diferentes cidades do país. Como resultado, a ação busca proporcionar a aproximação direta das empresas com consumidores e profissionais do setor por meio da experimentação, ampliando o conhecimento sobre os vinhos nacionais e facilitando a realização de negócios. “É uma oportunidade única que os profissionais e os consumidores têm para conferir as novidades da produção brasileira de vinhos e derivados”, ressalta o Gerente Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.
Antes de Porto Alegre, a primeira etapa do evento passou por Curitiba (dia 8) e Florianópolis (dia 9). O Circuito Brasileiro de Degustação é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com patrocínio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e do Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa/RS) e apoio da Oxford Crystal. Mais informações podem ser obtidas no site do Ibravin (www.ibravin.org.br).
Programação
Duas palestras integram a programação do evento. De carona com os Vinhos do Brasil Uma viagem pelas regiões que buscam identidade para seus rótulos, inicia às 17h. A ministrante será a enóloga Maria Amélia Duarte Flores, professora do curso de Gestão em Enoturismo e proprietária da Vinho e Arte, empresa de eventos e consultoria.
Na palestra os participantes terão a oportunidade de degustar os seguintes vinhos: Cabernet Franc Reserva da Luiz Argenta, Leopoldina Merlot Premium da Casa Valduga, Sauvignon Blanc da Sanjo, Moscatel da Domno e o Pinot Noir da Aracuri.
A palestra seguinte, Luz, Câmera, Degustação! – Os vinhos do Brasil e a 7ª Arte, inicia às 19h e ficará a cargo do jornalista Marcelo Copello, diretor de conteúdo da Baco Multimídia e um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no país.
Os rótulos selecionados para degustação durante a palestra são o Merlot Gran Reserva da Luiz Argenta, Pinot Noir da Dal Pizzol, Volpi Cabernet Sauvignon da Salton, Espumante Extra Brut da Campos de Cima, Atmo Chardonnay da Dezem e o Merlot da Dal Pizzol.
Na ocasião também será feito o lançamento do Anuário Vinhos do Brasil, elaborado pela Baco, com a supervisão do jornalista.
Participantes do Circuito em Porto Alegre:
Aracuri Vinhos Finos
Casa Valduga
Casa Venturini Vinhos e Espumantes
Courmayeur do Brasil Vinhos
Dal Pizzol Vinhos Finos
Dommo do Brasil
Dunamis Vinhos e Vinhedos
Gran Legado Vinhos e Espumantes
Guatambu Estância do Vinho
José Sozo Vinhos
Lídio Carraro Vinícola Boutique
Luiz Argenta Vinhos Finos
Miolo Wine Group
Pericó Vinhos
Pizzato Vinhas e Vinhos
Sanjo – Cooperativa Agrícola de São Joaquim
Vinícola Aurora
Vinícola Peterlongo
Vinícola Campos de Cima
Vinícola Dezem
Vinícola Perini
Vinícola Salton
Projeto Suco de Uva 100% do Brasil

Comentários