Banda Cecília, de Nova Pádua, será homenageada na Assembleia Legislativa


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul  vai homenagear os 100 anos de fundação da Banda Santa Cecília, de Nova Pádua, com a entrega da Medalha da 53ª Legislatura. Proposta pela deputada Maria Helena Sartori, líder da Bancada do PMDB, a homenagem será realizada no próximo dia 29 de maio, às 13h, no Salão Júlio de Castilhos, na sede do Parlamento Gaúcho, em Porto Alegre.
 Para Maria Helena, a entrega dessa honraria da AL se justifica pela bela história da Banda. “Fundada no dia 20 de abril de 1913, a banda Santa Cecília relembra a velha Itália através de sua música, único resquício de lembrança que os imigrantes que chegaram ao Rio Grande do Sul naquela época tinham do país de origem. A banda sempre se destacou no papel de levar a cultura, diversão e laser aos imigrantes que chegaram à região por volta de 1875″, afirmou a deputada.
Ela cita ainda, que se trata da mais antiga do estado em atividade ininterrupta, no seu segmento. “É uma das entidades culturais mais antigas deste Estado, e que vem enaltecendo a cultura vêneta e a história da imigração, que foi a base da construção da riqueza e desenvolvimento da nossa região”, afirmou Maria Helena.
Formada por 21 integrantes, todos agricultores, ela abrilhanta festas, sagras, acontecimentos cívicos e outros compromissos festivos, não só em Nova Pádua, mas também em Caxias do Sul, Flores da Cunha e região.
 No dia do centenário, comemorado no último dia 20 de abril, Maria Helena participou de uma série de eventos em Nova Pádua, como uma Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores, “quando foi possível sentir pessoalmente como a comunidade regional valoriza a banda”, frisou a deputada.
 No dia da entrega da Medalha na Assembleia, haverá uma apresentação especial da Banda Santa Cecília com os seus 21 integrantes.

Fonte: Bancada Estadual do PMDB

Comentários