Embrapa Uva e Vinho realizará lançamento regional no 5º Horti Serra Gaúcha

A Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS), aproveitará o 5º Horti Serra Gaúcha, que acontece de quarta, 22, a sexta-feira da próxima semana, 24, no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS), para apresentar uma de suas mais recentes novidades. Dia 22, às 15h, no auditório principal do evento, será feito o lançamento regional da cultivar de uva para suco BRS Magna. Na ocasião, a pesquisadora da unidade Patrícia Ritschel, uma das coordenadoras do Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa, falará sobre a nova variedade, lançada em âmbito nacional em novembro passado, em Sinop (MT).
É que a BRS Magna tende a ter grande impacto aqui na Serra Gaúcha”, explica, sobre a proposta da apresentação regional, o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Alexandre Hoffmann. Em tal sentido, a cultivar caracteriza-se pela ampla adaptação climática – já foi testada em condições de climas temperado (em Bento Gonçalves (RS)) e tropical úmido (Jales (SP) e Nova Mutum (MT)) – e pelos altos conteúdos de açúcar e de matéria corante. Trata-se, enfim, de mais uma alternativa para a crescente indústria de suco de uva.
 
Palestras – A Embrapa Uva e Vinho também terá forte participação na programação técnica do 5º Horti Serra, a ser desenvolvida no auditório principal do evento.
Para dia 22, com início às 16h15min, está marcada a palestra Avanços no cultivo de uvas protegidas, a ser ministrada pelo pesquisador da unidade Henrique Pessoa dos Santos. A apresentação englobará o conjunto de resultados e avanços do cultivo protegido de uva obtido nos últimos dez anos de pesquisa, com dados sobre o comportamento fisiológico e produtivo da videira e aspectos teóricos e práticos do manejo em tal sistema de produção, adianta Pessoa dos Santos. “O fato de se tratar de um sistema será muito enfatizado na palestra, pois se o produtor não tiver consciência de que no parreiral coberto as exigências das plantas e de manejo são distintas do cultivo convencional, há grande chance de ocorrerem problemas que podem inviabilizar esse importante e promissor novo tipo de cultivo”, acrescenta o pesquisador.
Para dia 23, às 9h, está programada a palestra Como tornar a propriedade mais lucrativa e melhor gerenciada?, com o pesquisador Joelsio Lazzarotto. “A administração eficiente de qualquer propriedade rural é condição imprescindível para garantir sua inserção no mercado e, por consequência, sua sustentabilidade e competitividade ao longo do tempo”, antecipa, sobre o teor de sua apresentação, Lazzarotto. “Serão feitas reflexões acerca de alguns pontos fundamentais, que envolvem formas de negociação e práticas de gestão associadas, sobretudo, a planejamento, produção e comercialização”, complementa.
Também para dia 23, com início às 16h15, está agendada palestra com o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Marcos Botton, sobre Estratégias para o manejo de mosca-das-frutas em frutíferas de clima temperado. Ele falará, basicamente, sobre novos atrativos para o monitoramento das moscas-das-frutas e estrategias de controle através do emprego de iscas tóxicas e captura massal. Ainda da Embrapa, mas da unidade Florestas, de Colombo (PR), o pesquisador Hemiliano Santarosa tratará, dia 22, às 9h30, sobre Novo código florestal – o que afeta a produção rural.
Para informações sobre inscrições, os contatos são: telefone – (0xx54) 3027.7065; e-mailmultifeira@exposuldobrasil.com.br.
Estande – A Embrapa Uva e Vinho contará, ainda, com estande institucional no Horti Serra. No espaço, haverá apresentação de tecnologias desenvolvidas pela unidade de pesquisa e repasse de orientações para diagnóstico de pragas, doenças e distúrbios nutricionais da videira. “O esforço todo é no sentido de oferecer informações que sejam aplicadas no dia a dia do produtor”, assinala Alexandre Hoffmann.
O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho observa que pela segunda vez a unidade de pesquisa integra a diretoria técnica do Horti Serra Gaúcha, desta vez junto de Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Emater/RS-Ascar – regional Caxias do Sul. “Nós da diretoria vemos no evento um espaço privilegiado para divulgação de tecnologia a produtores e técnicos”, diz Hoffmann.
O Horti Serra conta, além de sua programação técnica, com feira tecnológica, oficinas temáticas, rodadas de negócios e dinâmicas em áreas como pulverização. Nesta edição, o evento terá parceria internacional: palestrantes e expositores israelenses e italianos.
O 5º Horti Serra Gaúcha é uma realização de Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Festa Nacional da Uva, Emater/RS-Ascar, Embrapa Uva e Vinho e UCS, com diversos apoiadores. Mais informações sobre a promoção em http://www.hortiserra.com.br/site/.
Em sua quarta edição, em 2011, o evento contou com público superior a sete mil pessoas e mais de 80 empresas expositoras.

Comentários