Governo do Estado lança núcleo do Projeto Extensão Produtiva e Inovação no Paranhana

Será lançado nesta quinta-feira (2) o núcleo Paranhana do Projeto Extensão Produtiva e Inovação. Enquadrado como estratégico pelo Governo do Estado, o Projeto coordenado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) oferece técnicos especializados para diagnosticar e implantar soluções em gestão, processos e produto em empresas de diversas regiões do Rio Grande do Sul.
O lançamento ocorre a partir das 19h30min, na sala de reuniões das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), na Avenida Oscar Martins Rangel, 4.500. Estarão presentes no Fórum Participativo de lançamento do núcleo o diretor de Produção e Inovação da AGDI, Sergio Kapron, o diretor-adjunto Natanael Mücke, o coordenador do Núcleo, Dorneles Sita Fagundes, o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, e o presidente da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste, Nicolau Rodrigues da Silveira.
Com sede em Taquara, o Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (Nepi) Paranhana atende também às regiões Litoral e Encosta da Serra e ainda o município de Santo Antônio da Patrulha. A meta é atender a 140 empresas neste ano. Os extensionistas – como são chamados os profissionais que realizam o atendimento – identificam as principais necessidades das firmas e propõem melhorias. Num segundo momento, auxiliam na idealização e implantação de iniciativas inovadoras.
O Nepi é resultado de um convênio firmado entre a AGDI e a Faccat, pelo qual o Estado repassa R$ 480,8 mil para a universidade contratar os extensionistas e oferecer o serviço na região. No Fórum Participativo, além da primeira apresentação do Projeto à comunidade, serão definidas as prioridades de atendimento. São considerados nessa decisão os setores estratégicos da Política Industrial gaúcha, as prioridades regionais e a presença de arranjos produtivos locais (APLs).
O Projeto Extensão Produtiva e Inovação – Integrado ao Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais, o Projeto Extensão Produtiva e Inovação pretende aumentar a eficiência das empresas por meio de assessoramento direto para solução de problemas e melhorias de gestão, planejamento, custos, processos, produtos e inovação.
O Projeto conta com recursos do Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (PROREDES-BIRD). Serão aplicados mais de R$ 40 milhões, até 2016, para criação e manutenção de 20 NEPIs em todo o Estado.
Atualmente, existem 10 núcleos: três criados durante a fase piloto, que começou em dezembro de 2011, e outros sete em fase de lançamento, cujos convênios foram firmados em novembro de 2012. Dentre as responsabilidades da AGDI, estão coordenação do Projeto, monitoramento e avaliação de resultados, aperfeiçoamento metodológico, capacitação dos extensionistas e aproximação das empresas atendidas com outras instituições.
 
Fonte: Bianka Nieckel
Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento - AGDI

Comentários