Casacos de lã, doces e vinho são produtos de cooperativas da Região Sul na Natural Tech

Com produtos tradicionais e contemporâneos, a agricultura familiar da Região Sul estará representada por três cooperativas na Natural Tech 2013 – 9ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, que começa nesta quinta-feira (27) e segue até o próximo dia 30 (domingo), em São Paulo. 
Uma das cooperativas é a Lã Pura que trabalha com a lã de ovelhas e carneiros da raça Crioula em casacos, xales, mantas e echarpes, bem como a crina de cavalo usada na confecção de bijuterias e bolsas. Tudo isso é resultado da criatividade do grupo formado por 20 artesãs de dois municípios das regiões de Fronteira do Oeste, São Borja e Uruguaiana (RS). 
A vice-presidente da Lã Pura, Elza Pozzobon Noal, ressalta que a cooperativa já tem no currículo a participação em outras grandes feiras em São Paulo e que a população e os diferentes públicos sempre recebem muito bem o produto da cooperativa, que leva cerca de 100 peças para a Natural Tech 2013. 
A cooperativa integra o Projeto Talentos do Brasil Moda, iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceira com o Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), cooperação técnica da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 
Também presente na Natural Tech 2013, a Cooperativa Muza Brasil apresenta variedade de doces de banana, como banana passa com chocolate ao leite; banana passa com chocolate branco; banana passa; licor de banana; geleia de banana; e banana passa moída com cobertura de chocolate, entre outros. São 16 famílias de agricultores familiares associados à cooperativa, de Luís Alves (SC). Já a Cooperativa Vinícola Garibaldi, de Garibaldi (RS), vai comercializar vinhos e sucos orgânicos produzidos por 327 agricultores familiares. 
Espaço MDA 
Estarão presentes 24 empreendimentos da agricultura familiar, de todas as regiões, que participam do Brasil Orgânico e Sustentável, campanha do governo federal que tem como foco fortalecer a agricultura familiar por meio do incentivo ao consumo de produtos orgânicos, sustentáveis e saudáveis. Nove dos participantes fazem parte do Projeto Talentos do Brasil Moda. 
A Natural Tech 2013 ocorre em paralelo a Bio Brazil Fair/ BioFach América Latina – 9ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia. 
Serviço 
Natural Tech 2013 – 9ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde 
Data: 27 a 30 de junho 
Horário: de quinta-feira a sábado, das 11h às 20h, e domingo, das 11h às 20h 
Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera – São Paulo 
Site: www.naturaltech.com.br 
Para o público consumidor, a feira será aberta nos dois últimos dias, 29 e 30 de junho.
Fonte: MDA

Comentários