MDA participa de seminário sobre baixa emissão de carbono na produção familiar

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), participa, nos dias 13 e 14 de junho, do seminário “Caminhos para uma Agricultura Familiar sob bases Ecológicas: produzindo com Baixa Emissão de Carbono”. O evento vai debater a necessidade de entender esse tema dentro do universo da agricultura familiar. 

De acordo com o secretário da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini, o objetivo da participação do ministério no encontro é discutir como trabalhar uma agricultura que integre lavoura, pecuária, florestas, que preserve os biomas, o manejo do solo, cultivo de água, além da produção de renda. “Estamos em estado final na elaboração de um programa nacional de agroecologia e agricultura orgânica e trabalhando cada vez mais numa produção da agricultura familiar sustentável. Não só pela importância econômica na produção de alimentos e geração de renda, mas também do ponto de vista ambiental”, ressalta. 

Um dos objetivos do seminário é avaliar os sistemas de produção da agricultura familiar em cada bioma brasileiro. Para isso, serão discutidas prioridades para a construção de estratégias, regionais e nacional, para a redução de emissões de carbono na agricultura familiar e a adaptação às mudanças do clima. 

Estruturação 
Cinco mesas temáticas divididas pelos biomas brasileiros vão estruturar o seminário: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal/Pampa. Em cada mesa serão discutidas as principais fontes de emissões de gases estufa da agricultura familiar naquele bioma, principais gargalos, desafios e oportunidades para a transição para uma produção de baixas emissões de gases de efeito estufa, e as medidas de adaptações climáticas necessárias para o setor. 

Realizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), o evento conta com apoio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do MDA, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), entre outros. 

O seminário é aberto ao público e reunirá representantes do Ipam, MDA, Incra, Embrapa, além de especialistas no tema de diversas universidades, estudantes e gestores de governo. 

Serviço: 
Seminário “Caminhos para uma Agricultura Familiar sob bases Ecológicas: produzindo com Baixa Emissão de Carbono”. 
Data: 13 e 14 (quinta e sexta-feira). 
Horário: 13/06 das 10h as 13h e 14/06 das 10h às 18h30. 
Local: Setor Bancário Norte (SBN), Q. 1 bl. D. Edifício Palácio do Desenvolvimento, 11º andar - Auditório do INCRA Brasília.

Comentários