Planalto Médio faz mobilização em defesa da Ascar nesta sexta-feira

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) fazem reunião em Pejuçara, nesta sexta-feira (28), às 16h, para debater e aprovar moção de apoio à condição de entidade filantrópica da Ascar. O presidente da Amuplam e prefeito de Bozano, Gederson Mori, participam do encontro, além de extensionistas da Emater/RS-Ascar. 

Ainda na sexta-feira, às 19h, manifestações serão organizadas pela Associação das Câmaras Municipais do Alto Jacuí (Ascamaja) - que representa 22 municípios do Alto Jacuí - e que também aprovarão moção de apoio à Ascar. Na semana passada, a Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) aprovou moção de apoio à reconquista da imunidade tributária para a Ascar. 

Filantropia 
As manifestações, que tomam conta o Estado e têm recebido apoio popular, reivindicam a manutenção do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas/Filantropia), cassado em 2003, e o direito perdido em 1992, de não pagar a contribuição patronal ao INSS. 

A Ascar mantém o desenvolvimento de suas atividades graças a uma liminar da Justiça. Contudo, se essa liminar for derrubada, a Instituição entrará em falência, pois alega não dispor de aproximadamente R$ 2 bilhões, retroativos a 1992, para pagar ao INSS. 

Além dessas manifestações de apoio político e institucional, não só da Região Noroeste, mas de todas as demais regiões do Estado, está em andamento uma Ação Popular em Defesa da Ascar, liderada pelos ex-governadores Alceu Colares, Olívio Dutra, Germano Rigotto e Pedro Simon, este senador, endossada igualmente pelos senadores Ana Amélia Lemos e Paulo Paim, além de deputados federais e estaduais e lideranças de entidades e movimentos ligados ao campo. Estes autores lançaram um abaixo-assinado, que pode ser acessado no site da Emater/RS-Ascar (www.emater.tche.br) ou por meio de assinatura digital online, aqui

Fonte: Portal Governo do Estado

Comentários