Vindima da Imagem será exibida na TVE

O sotaque carregado, as mãos calejadas, a pele enrugada, o olhar cansado de tanto tentar sobreviver. As histórias narradas pela série Vindima da Imagem serão exibidas pela TVE-RS, entre os dias 14 e 29 de junho - nas sextas-feiras, às 22h, pelo programa Curta TVE, e aos sábados, às 22h30min pelo Recortes. Além das dez produções, de curta e média metragem, sobre a identidade cultural da colonização italiana na Serra Gaúcha, o curta, produzido por estudantes da Escola Estadual São Rafael, "Em Busca do Artitchóqui Sagrado", para o Astro 2008 – Festival de Cinema Estudantil, também vai ao ar.
O projeto conta com o apoio da Vitrine Propaganda e Marketing, Apromontes, URB-AL, Victur, Prefeitura de Flores da Cunha, NPAV e Sequência Cinema e TV.
A série narra o cotidiano na colônia, as tradições enraizadas, a gastronomia, a religiosidade, os sofrimentos e os traumas que o tempo não esquece. As memórias de mais de um século de imigração e o retrato de como ainda vivem entre os ecos do passado, os descendentes dos italianos que construíram um país particular.
São oito documentários, uma ficção e um projeto experimental, que mesclam interpretação e realidade, produzidos por jovens realizadores e profissionais renomados do cenário audiovisual do Rio Grande do Sul. Cada programa da Vindima da Imagem apresenta uma abordagem e uma característica específica da cultura ítalo-brasileira.
Faz parte da série o curta O País da Cocanha, que venceu o festival Memorie Migranti, em 2011, na Itália, consagrado como Vincitore Assoluto. O curta será exibido no dia 15 de junho, às 22h30min.
Os filmes foram gentilmente cedidos de forma gratuita para exibição na TVE.

O Projeto
De 2006 a 2008, dez diretores percorreram os contornos de Flores da Cunha e Caxias do Sul para documentar o legado da imigração italiana naquela região, por encomenda da União Europeia. Por meio do programa URB-AL e do Projeto VICTUR (Valorização da Identidade Cultural dos Territórios), o organismo europeu financiou e instalou em Flores da Cunha um núcleo de produção audiovisual que permitiu realizar o registro da herança da colonização. Por um viés particular e autoral, cada programa da série apresenta uma visão sobre a persistência dos costumes e tradições de uma Itália que só existe no Sul do Brasil.

Confira a programação completa da série:

Curta TVE
Sexta-feira, 14 de junho, às 22h /  Domingo, 16 de junho, às 22h
Vinho de Verdade,  de Juliano Carpeggiani e Moysés Westphalen

Sexta-feira, 21 de junho, às 22h / Domingo, 23 de junho, às 22h
Em Busca do Artitchóqui Sagrado, realizado por estudantes do Ensino Médio da Escola São Rafael de Flores da Cunha
Sexta-feira, 28 de junho, às 22h /  Domingo, 30 de junho, às 22h
Porta el Progresso, de Vinícius Guerra

Recortes
Sábado, 15 de junho, às 22h30min / Quarta, 19 de junho, às 23h30min
O País da Cocanha, de Juliano Carpeggiani
Eu te Abençoo, Vida, de Daniel Fuentes

Sábado, 22 de junho, às 22h30min / Quarta, 26 de junho, às 23h30min
A Vida na Colônia, de Vinícius Guerra
Deus Abençoe Nosso Lar, de Pedro Karan
Sinfonia de Suely, de Rafael Rech

Sábado, 29 de junho, às 22h30 / Quarta, 3 de julho, às 23h30
Sangue da Lua, de Fernando Mantelli
Sabores de Armelinda, de Teresa Noll Trindade
A Matança do Porco, de Letícia Friedrich e Marcelo Mugnol

Comentários