Viticultores: atentos para a comercialização de cultivar falsa

A Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS), alerta os viticultores, pois  estão sendo vendidas, na Serra Gaúcha, gemas de uma cultivar de uva como sendo – mas não o são – de BRS Magna, variedade recém-lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que a desenvolveu e detém os direitos de propriedade intelectual sobre ela. “A única autorizada a comercializar material de BRS Magna é a própria Embrapa, até o momento”, sublinham os coordenadores do programa de Melhoramento Genético de Uva da Empresa, pesquisadores Patricia Ritschel e João Dimas Garcia Maia.
Segundo os coordenadores, as informações que chegam é de que essa outra cultivar produz uma uva de cachos grandes, muito compactados, com bagas de película fina. Por conta dessas características, “trata-se de uma uva inadequada para as condições da Serra Gaúcha: em anos de safra normal, a ocorrência de chuva na época da colheita deixa uma variedade como essa muito propensa a apresentar podridões”, dizem os pesquisadores. “Ou seja, quem comprar dessa cultivar não vai estar adquirindo um bom material”, reforçam.
Quem está comercializando a falsa BRS Magna está infringindo a lei em diversos aspectos, podendo sofrer processo judicial, anotam Patricia e Maia. Eles afirmam que se cogita que esse material tenha sido furtado da área da Embrapa. Tratar-se-ia de uma variedade destinada à produção de matéria-prima para suco, descartada justamente por conta da compactação dos cachos e da película fina das bagas. De qualquer modo, a unidade de pesquisa está atenta para a situação, estudando a possibilidade de levar o caso para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e demais instâncias de fiscalização.
A partir de julho, contudo, quatro viveiros, vencedores de edital lançado pela Embrapa, estarão aptos a comercializar material vegetativo de BRS Magna. São eles: Vitacea, de Caldas (MG), Rasip, de Vacaria (RS), Clone, de Araucária (PR), e Beifiur, de Garibaldi (RS). Viticultores interessados na cultivar podem entrar em contato com os estabelecimentos, para fazer reserva. A propósito, material da variedade, no momento, está esgotado: pedidos serão encaminhados para lista de espera, não sendo garantido o fornecimento ainda em 2013. Para mais informações, contatar Sérgio Zarpelon ou Daniel Grohs, do Setor de Casas de Vegetação da Embrapa Uva e Vinho, pelo telefone (0xx54) 3455.8118.
Lançamento regional – Lançada em âmbito nacional em novembro passado, em Sinop (MT), a BRS Magna contou com apresentação regional na tarde de 22 de maio, durante o 5º Horti Serra Gaúcha, em Caxias do Sul (RS). Na ocasião, a pesquisadora Patricia falou sobre a nova cultivar. De acordo com ela, o evento foi exitoso, considerando que, após sua explanação, muitos produtores passaram pelo estande da Embrapa Uva e Vinho no Horti Serra para provar do suco elaborado com uva da variedade. A BRS Magna caracteriza-se pela ampla adaptação climática – já foi testada em condições de clima temperado (em Bento Gonçalves (RS)) e tropical (Jales (SP), Nova Mutum (MT) e Petrolina (PE)) – e pelos altos conteúdos de açúcar e de matéria corante. Trata-se, enfim, de mais uma excelente alternativa para a crescente indústria brasileira de suco de uva, destacam os coordenadores do programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa.

Fonte: Assessoria Embrapa

Comentários