40º Festa do Colono e do Motorista de Otávio Rocha foi um sucesso

Benção dos tratores. foto Divulgação
Foi em 1972, há portanto 41 anos, que nascia a Festa da Colônia de Otávio Rocha. Marcada ainda pela presença de descendentes da 1ª geração dos imigrantes italianos, lideranças se uniram para festejar e reivindicar. As sementes plantadas, germinaram generosas em frutos de congraçamento, melhorias públicas e preservação do legado dos colonizadores. Neste ano, Otávio Rocha se uniu novamente para, como no primeiro momento, prestar uma homenagem aos imigrantes, colonos, carreteiros e motoristas.
    A 40º festa da Colônia de Otávio Rocha teve uma série de eventos, desde o dia 25, em uma comemoração que reuniu gastronomia, religiosidade, esportes, visitas a pontos turísticos, apresentações artísticas, gincanas, e valorização do vinho, um dos principais produtos que vem passando de geração em geração. O tema do evento deste ano foi '' A Juventude na Colônia '', coincidindo com a Jornada Mundial da Juventude.
    Nesta edição que comemorou a 40º edição, ingredientes que nos remeteram ao passado não faltaram. Foram realmente muitas as semelhanças, e todas elas foram visíveis no encerramento que aconteceu neste domingo dia 28, que contou com a presença de muitas autoridades e acontecimentos importantes, melhorias públicas, como a inauguração oficial do sistema de Internet gratuita na Praça Regional da Uva, projeto realizado pela Prefeitura de Flores da Cunha que leva Internet a comunidades rurais do município. Outro destaque foi a missa de Ação de Graças conduzida pelo Padre Vitor Aquiles Cecatto pelos 40 anos da Festa e celebração dos 50 anos de Sacerdócio do Frei Álvaro Dani, onde teve a participação do coral Típico e após desfile e bênção dos tratores ao longo da Avenida Uva Itália, que este ano contou com mais de 70 participantes. O almoço lotou o salão paroquial e teve a animação da banda Santa Cecilia que foi homenageada com o Leão de Ouro pelo seu centenário.
    A tarde foi marcada pela divertida Gincana de tratores no largo da matriz organizada pelo Grupo de Jovens JUCRI, que unio uma galera jovem, mostrando que no campo existem muitos atrativos. Um exemplo disso foi demonstrado pela turma do jovem Wesley Tibollo, que equiparam um trator especialmente para a festa '' demos uma tunada, um grau, no trabalho ele nos ajuda, mas hoje ele vem pra fazer a nossa festa'', conclui o jovem, o trator tinha adesivos, luzes e muitos outros adereços típicos dos veículos usados por jovens nas cidades.
    Foi tudo um grande sucesso, conforme relata Ademir Barp, o presidente da Associação dos Amigos de Otávio Rocha.
A gincana de tratores foi vencida pelo jovem agricultor Ricardo Molon que em seu pronunciamento simples, fez questão de iniciar agradecendo o Prefeito Lídio Scortegagna pela instalação da internet gratuita em Otávio Rocha e finalizou com a frase ''agora e só comemorar ''. 
    Outra autoridade que acompanhou as festividades foi o Presidente da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha Jorge Luiz de Godoy e em seu pronunciamento destacou várias questões, entre elas a iniciativa da prefeitura em proporcionar qualidade de vida com a instalação da Internet Gratuita na comunidade de Otávio Rocha.

Comentários