CAE aponta prioridades para a Embrapa Suínos e Aves

O Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, finalizou ontem, 18 de julho, as recomendações de prioridades para o próximo Plano Diretor da Unidade (PDU). A segunda reunião do CAE em 2013 foi realizada na sede da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC). “Entendemos que um dos temas prioritários para os próximos anos, e de que deve receber toda a atenção da Unidade, é o apoio para que o Brasil mantenha e melhore seu status sanitário na suinocultura e avicultura. Nenhum país tem tanto a perder quanto o nosso em relação a esse ponto”, disse o presidente do CAE e diretor da Inovação Agropecuária da BRF, Osório Dal Bello.

Outros temas definidos como prioritários pelo CAE estão questões como a transformação dos resíduos da produção em produtos com valor agregado e estudos para subsidiar mudanças em políticas públicas para os dois setores. Os integrantes do CAE também rediscutiram missão, visão de futuro e valores que orientam a Unidade. “Acreditamos que possam ocorrer avanços na missão, por exemplo. Na nossa opinião, a Embrapa, em parceria com outros órgãos públicos e com a iniciativa privada, pode avançar ainda mais”, afirmou Dal Bello.

O ex-ministro da Agricultura e atual presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, destacou o papel que a Embrapa terá a partir de agora para o país mantenha o que já conquistou em termos de avicultura e suinocultura. “Temos a bandeira do frango brasileiro hoje fincada em 154 países do mundo, que compra nossa carne por conta da qualidade que temos. Essa conquista contou com a participação da Embrapa. E será ainda mais importante termos essa empresa fortalecida e focada para que mantenhamos o que já temos e possamos ir adiante”, completou Turra.

O Comitê Assessor Externo da Embrapa Suínos e Aves é composto pelas seguintes lideranças: Antônio Corsetti Purcino, chefe geral Embrapa Milho e Sorgo; João Flávio Veloso Silva, chefe geral da Embrapa Agrossilvipastoril; David Barcellos, professor da UFRGS, Denise Mariano da Costa, coordenadora geral de Combate a Doenças do Ministério da Agricultura; Francisco Sérgio Turra, presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef); Luís Antônio Paladini, diretor de Pesquisa da Epagri; Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora, Osório Dal Bello, diretor de Inovação Agropecuária da BR Foods (e presidente do CAE); e Luizinho Caron, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves. A expectativa é que a quinta edição do Plano Diretor da Unidade fique pronta até dezembro deste ano.

Comentários