Designada comissão da Produção Integrada de Uva para Processamento

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, recentemente, portaria que designa os membros da comissão técnica (confira nominata a seguir) para a Produção Integrada de Uva para Processamento (PIUP). A principal atribuição dela será apresentar o texto final da normatização que regulará a PIUP no país, tarefa que deve ser concluída até o final deste ano, prevê o presidente da comissão, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Samar Velho da Silveira.
A PI, sintetiza o pesquisador, tem como finalidade uma produção agropecuária otimizada, conjugando qualidade com aspectos como a redução do uso de agrotóxicos, de forma a beneficiar produtor, consumidor e meio ambiente.
A elaboração de regras para a Produção Integrada de Uva para Processamento, em trabalho envolvendo instituições públicas e produtores, iniciou-se em 2010. Desde então elas vêm sendo aperfeiçoadas, de acordo com os resultados obtidos em campos experimentais de vinhedos instalados na Serra e na Campanha gaúchas, na região metropolitana de Curitiba (PR) e no Vale do Submédio São Francisco. Finalizada a norma pela comissão técnica da PIUP, ela seguirá para o Mapa, para, enfim, ser publicada no Diário Oficial da União. “Dessa forma, o setor vitivinícola brasileiro poderá adotar e certificar o sistema da Produção Integrada de Uva para Processamento, o qual permite agregação de valor, competitividade de mercado, rastreabilidade da produção e segurança alimentar”, salienta Silveira.
A normatização, detalha ele, está dividida em 15 áreas temáticas (dentre as quais, recursos naturais, sistema de rastreabilidade e auditoria, análises de resíduos e capacitação). Em cada item, as práticas são classificadas como obrigatórias, recomendadas ou proibidas.
Outra atribuição da comissão técnica da PIUP será elaborar os ‘Requisitos de Avaliação da Conformidade’ (RACs) que permitirão ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) emitir certificação para produtores adequados às normas da Produção Integrada de Uva para Processamento.

Composição comissão técnica para a PIUP
  • Luciano Vian, pela Associação Brasileira de Enologia (ABE);
  • João Carlos Taffarel, pela ABE;
  • Roque Faé, pela Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo do Sul (Aprobelo);
  • Antonio Leonardecz, pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR);
  • Elio Setti, pela Emater-PR;
  • Patrícia Coelho de Souza Leão, pela Embrapa Semiárido;
  • Samar Velho da Silveira, pela Embrapa Uva e Vinho;
  • João Felippeto, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) – Estação Experimental de São Joaquim;
  • Rogério Carlos Valduga, pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale).


    fonte:Giovani Antonio Capra, jornalista
    Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
    Embrapa Uva e Vinho

Comentários