Embrapa lança livro sobre suinocultura e meio ambiente na Expo Concórdia

capa do livro Suinocultura no Alto
Uruguai Catarinense: uma década de avanços
 ambientais (Crédito: Reprodução)
O livro Suinocultura no Alto Uruguai Catarinense: uma década de avanços ambientais vai ser lançado na próxima sexta-feira, dia 26 de julho, às 16 horas, no estande da Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na Expo Concórdia, que acontece no Parque de Exposições do município.

A publicação apresenta em 312 páginas a trajetória do Termo de Ajustamento de Condutas da Suinocultura da Região do Alto Uruguai Catarinense e está dividida em quatro partes. A primeira apresenta a linha do tempo do TAC, para que o leitor conheça a abrangência e a diversidade de atividades que foram realizadas pela iniciativa. A segunda parte contempla a visão do TAC pelo Ministério Público de Santa Catarina, Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS), Sindicato das Indústrias da Carne de Santa Catarina (Sindicarne) e do Consórcio Lambari, principais protagonistas do Termo.

Na sequência, o livro traz artigos que abordam quatro experiências de mobilização e envolvimento que animou todo o processo de negociação, implementação e avaliação do TAC, com os papéis desempenhados pelo Comitê Regional da Suinocultura, da sua Câmara de Educação Ambiental, da experiência de comunicação e o da rede de monitoramento participativo da qualidade da água. A quarta e última parte apresenta artigos, resultados de pesquisas acadêmicas, que analisam o TAC a partir de diferentes perspectivas teóricas. Além disso, a obra traz em seus anexos cópias dos documentos oficiais que referenciaram o processo de adequação ambiental da atividade suinícola.

"O grande mérito do livro é o de apresentar e analisar as estratégias de aprendizagem inovadoras, baseadas na participação dos atores públicos, privados e do terceiro setor que contribuíram para a obtenção de importantes avanços no enfrentamento de um dos mais sérios problemas ambientais do meio rural catarinense, que é a poluição decorrente da atividade suinícola", diz o pesquisador da Embrapa, e um dos organizadores do livro, Cláudio Rocha de Miranda. Além dele, são organizadores técnicos da publicação Elcio Oliveira da Silva (IFC-Campus Concórdia), Cinthya Zanusso (Sindicarne), Leocir Grígolo (ACCS) e Roberto Kurtz Pereira (Consórcio Lambari). A apresentação é do promotor de Justiça Luis Suzin Marini Junior.

Fonte: EMbrapa

Comentários