Mato Perso- Flores da Cunha se destaca na ovinocultura

Foto: Divulgação
Nos últimos meses, a Secretaria de Agricultura de Flores da Cunha esteve acompanhando o trabalho de ovinocultura da Cabanha São Roque, localizada em Mato Perso. O proprietário da Cabanha, Luis Marcelo Gasparetto é criador de ovelhas há 30 anos, e as expõem em eventos desde 2007. Muitos foram os prêmios conquistados em diversas categorias do gênero, mas foi na cidade de São Sepé – RS, que ele recebeu o prêmio Nacional 2012 de melhor exemplar da raça Ile de France, contribuindo para o reconhecimento nacional e internacional de sua propriedade.
Os animais da Cabanha se destinam também à venda para criadores que buscam animais com melhoramento genético, já que a criação é feita com pastejo rotacionado de campo nativo, pastagem melhorada, e suplementação de ração balanceada. Gasparetto, sempre buscando inovar na sua produção, já utiliza a inseminação artificial laparoscópica, uma técnica mais refinada, realizada apenas por veterinário treinados. Essa técnica garante melhorias grandiosas para os ovinos, e a Cabanha São Roque foi uma das percursoras dessa técnica no sul do país.
Luis Gasparetto está preparando seus animais para a Expointer 2013, e conta com a ajuda de seus dois filhos para essa atividade. A família irá expor 6 borregos, 4 ovelhas e 1 cordeiro no evento deste ano, e espera que os resultados sejam tão satisfatórios quanto nos anos anteriores.
A Cabanha São Roque é um ótimo exemplo no melhoramento genético de ovinos da raça Ile de France e o proprietário Luis Marcelo Gasparetto se destaca por proporcionar aos seus filhos um ambiente promissor, onde podem continuar trabalhando, promovendo assim a permanência da família no meio rural.


Fonte: Assessoria da Prefeitura Flores da Cunha

Comentários