Obra do Proinf beneficiará mais de mil agricultores familiares no RS

Foto: Rafael Carvalho/MDA

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, participou no sábado (27), da inauguração do posto de resfriamento de leite da Cooperativa dos Produtores de Leite Serafina (Cooperlate) e da abertura oficial da 7ª Expo Cooperlate – exposição de gado leiteiro, máquinas e equipamentos, promovida pela cooperativa. A obra foi construída com recursos do Programa de apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (Proinf), do Governo Federal.
O entreposto leiteiro é uma demanda do Colegiado Territorial do Território Pacto Novo Rio Grande. O investimento de R$ 433 milhões, executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), beneficiará mais de mil agricultores familiares produtores de leite dos municípios de Serafina, Guaporé, União da Serra, Nova Bassano, Nova Araçá, Paraí, Casca, Montauri. Anualmente, o posto de resfriamento deverá receber cerca de 13 milhões de litros de leite.
O antigo posto de resfriamento estava em local e condições inadequados, o que tornava a logística complicada, além de não garantir a qualidade sanitária para a comercialização da produção. “Essa obra vai assegurar que os agricultores familiares da região continuem a produzir leite. E ainda poderemos garantir a qualidade do produto ao entrega-lo para as empresas”, afirma o presidente da cooperativa, Roberto Tebaldi.
Além disso, a Cooperlate tem uma unidade de recebimento de grãos e fábrica de ração animal para gado, construída com financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Agroindústria. Parte da produção de grãos é comercializada por meio do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel – que ainda fornece fomento para assistência técnica dos produtores. A cooperativa, fundada há 20 anos, tem mais de 400 agricultores familiares associados e trabalha principalmente com a produção de leite e grãos. “Dependemos muito dessas políticas para continuar trabalhando”, avalia Roberto.

Comentários