Presidente da Assembleia Legislativa diz que parlamento está mobilizado para defender filantropia da Ascar

O presidente da Assembleia Legislativa do RS, Pedro Westphalen, disse, durante reunião da Associação das Câmaras Municipais do Alto Jacuí (Ascamaja), realizada na sexta-feira (28/6), em Boa Vista do Incra, que o parlamento gaúcho aderiu em peso ao movimento de defesa da filantropia da Ascar e explicou os motivos. “Se ficarmos parados, vamos perder a Emater (Ascar) e aí perde o Estado, perde o produtor, perde aquele que produz o alimento, que é o pequeno produtor. Nós não podemos permitir isso, não sem lutar”, disse Westphalen. “Este é um movimento que precisa ser engrossado. Colocamos toda a estrutura do parlamento gaúcho à disposição”, completou o presidente do Legislativo.  
 
A Ascamaja reúne 22 câmaras de vereadores. O encontro, em Boa Vista do Incra, foi coordenado pelo presidente da Ascamaja e vereador de Quinze de Novembro, Gilmar Galera.
 
O gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Antônio Altíssimo, foi convidado a participar e relatou a situação da Ascar. “Infelizmente, um auditor da Receita Federal entendeu que poderia ser um defensor da União e tenta cassar na Justiça a liminar que assegura a nossa filantropia”, disse Altíssimo. “De repente, vem um burocrata e barra o processo, e isso vai trazer prejuízos irreparáveis ao produtor rural, que já está vindo para a cidade, que não quer ficar mais no campo. Esta é uma ação de quem não sabe o que acontece lá na ponta”, lamentou o presidente da Assembleia Legislativa.
 
O processo em que a filantropia da Ascar é questionada será julgado pela Justiça na Vara Tributária. Se perder o ganho de causa, a Ascar terá de pagar aproximadamente R$ 2 bilhões, retroativos a 1992, ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso levaria ao seu fechamento.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Comentários