Vinícolas brasileiras aproximam-se de distribuidores e atacadistas


Participação da feira da Apas, voltada para o setor
supermercadista, em maio deste ano, rendeu RS$
milhões em negócios para as vinícolas participantes.
Crédito: Janice Prado, Ibravin.
As vinícolas brasileiras estarão novamente em campo entre os dias 5 e 8 de agosto, na feira da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad).  O evento ocorre junto com a Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, que está na 33ª edição. Considerado o maior evento deste segmento na América Latina, é a primeira vez que ocorre na região Nordeste, em Fortaleza (CE). Basso Vinhos e Espumantes, Gran Legado Vinhos e Espumantes, Miolo Wine Group, Vinhos Canção, Vinícola Aurora, Vinícola Mioranza, Vinícola Nova Aliança e Vinícola Peterlongo representam a seleção que estará presente no estande do Vinhos do Brasil.
O gerente de Marketing do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Diego Bertolini, destaca que, por se tratar da primeira edição na região, ação deve trazer resultados importantes para o setor. “Enxergamos a região Nordeste como um mercado em potencial, especialmente para o suco de uva. Por isso estamos com uma expectativa muito positiva em relação a esta feira”, antecipa.
O executivo apontou a participação coletiva do setor brasileiro de vinhos e sucos como uma forma de estreitar as relações com atacadistas e distribuidores na região e em todo o País. “Um dos principais gargalos do setor é a distribuição e a logística e o nosso objetivo é levar as empresas para perto destes segmentos para que possamos fortalecer a participação dos nossos vinhos e sucos naquele mercado”, observa Bertolini.
A participação nesta feira é avaliada como estratégica pelo Ibravin pois contribuirá com o objetivo de cumprir as metas estabelecidas no acordo de cooperação para promoção comercial dos vinhos brasileiros assinado entre os supermercadistas, importadores e distribuidores. Entre os resultados a serem buscados, está o de ocupar 25% dos espaços de gôndola da seção de vinhos nos supermercados em todo o país, além de ampliar a participação do suco de uva.
Participação premiada O público que visitar o estande do Vinhos do Brasil / Suco de Uva 100% do Brasil poderá concorrer a uma viagem para a Serra Gaúcha. Para participar da promoção, o visitante deverá provar vinhos das vinícolas expositoras e, por meio de um aplicativo digital, poderá fazer chutes a gol que rendem pontos conforme a mira do jogador. A pontuação consistirá no número de vinhos degustados (mínimo de cinco de um total de oito que serão selecionados a cada dia de feira), multiplicado pelo número de acertos nas cobranças. Quem obtiver a maior pontuação será o vencedor.
O estande Vinhos do Brasil ocupa uma área de 95m² e segue a temática ligada aos torneios esportivos proposta no Planejamento Mega Eventos do Ibravin – com grama sintética, refletores e outros elementos que remetem aos estádios da Copa do Mundo. Nos dias 5 e 8 de agosto, a feira abre às 15h30min e nos dias 6 e 7, estará aberta a partir das 14h30min.
A participação do Vinhos do Brasil / Suco de Uva 100% do Brasil na feira da Abad conta com apoio do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa/RS), Cisper e Oxford Cristal.
A feira ocorre no Centro de Eventos do Ceará (CEC), na avenida Washington Soares, 999, bairro Edson Queiroz, Fortaleza  (CE).
Sobre a feira     A Convenção Anual do Atacadista Distribuidor da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad) é reconhecida como o maior encontro de negócios do segmento na América Latina. Tem como objetivo estreitar o relacionamento entre indústria, varejo, agentes de distribuição e prestadores de serviço. É um espaço onde profissionais da cadeia de abastecimento encontram produtos, equipamentos e serviços que desenham novas tendências e geram oportunidades de negócios.
Neste ano, serão duzentos expositores e uma expectativa de público de mais de 31 mil pessoas. Nos quatro dias de evento, visitantes e expositores também têm acesso a palestras técnicas e serviços gratuitos que são colocados à disposição dos participantes.

Fonte: Assessoria IBRAVIN 

Comentários