Senado promove debate sobre "endividamento dos produtores rurais" no próximo dia 9 em Porto Alegre

O endividamento dos produtores rurais da Região Sul será tema de audiência pública no próximo dia 9 de agosto, em Porto Alegre. A reunião será realizada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, por iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS), em parceria com a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa, com início previsto para às 14h, no Teatro Dante Barone da Assembleia.

Senadores, deputados federais e estaduais, representantes do governo e lideranças do setor estarão colhendo sugestões e discutindo soluções para o endividamento dos produtores rurais. O assunto, destaca a senadora Ana Amélia, é debatido com frequência na CRA e mobiliza de forma permanente os produtores rurais de vários estados.

  — Embora algumas conquistas sejam obtidas temporariamente, como renegociações e abatimentos, as dificuldades climáticas e econômicas, bem como a falta de um seguro agrícola abrangente, forçam os agricultores a requisitar novas soluções governamentais — comenta Ana Amélia.

Além disso, acrescenta a senadora, as medidas propostas atualmente pelo governo estão longe de solucionar a questão, pois não tratam o real problema do financiamento rural: a inadimplência. Nos contratos rurais em geral, os encargos de normalidade (aqueles aplicados até a data do vencimento) são inferiores a 12% ao ano, mas os encargos aplicados a partir do vencimento do contrato são muito elevados.

Por conta dessas situações, as dívidas de longo prazo, como custeios prorrogados, investimentos e alongamentos, inclusive relativos ao Pronaf, já chegam a casa do R$ 110 bilhões.

Foram convidados para o debate as seguintes autoridades: Neri Geller, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura; Ireneu Orth, presidente da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul (Aprosoja); Antonio da Luz, economista da Farsul; Elton Weber, presidente da Fetag; Celso Ricardo Ludwig, coordenador geral da Fetraf-Sul; um representante do setor de Agronegócio do Banco do Brasil; o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS); e o deputado estadual Edson Brum (PMDB).
fonte:Assessoria de Imprensa da sen. Ana Amélia (PP-RS)

Comentários