8ª Seleção de Vinhos de Farroupilha encerra inscrições e coleta de amostras

Fotos, crédito: Marciele Scarton
 A 8ª Seleção de Vinhos de Farroupilha teve 163 produtos inscritos por dez vinícolas. O período de inscrições e coleta de amostras ocorreu entre 11 e 20 de setembro junto às empresas participantes. Elas inscreveram amostras em treze categorias, que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural ou adoçado. São produtos já disponíveis ao mercado consumidor, ou seja, engarrafados, à exceção da categoria vinho branco fino seco moscatel tranquilo, que aceita amostras também a granel, em virtude do objetivo de se destacar a condição do município de maior produtor de uvas moscatéis do país.
    O número de amostras inscritas, que ficou próximo ao registrado na última edição do concurso, apresenta-se em torno de 35% superior à primeira edição do concurso, realizada em 2006. Para o presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Ricardo Chesini, a participação, mais uma vez, é satisfatória. “Há várias edições, o concurso registra um número alto de amostras, a tendência é que se mantenha nesse patamar, que representa ao final dos trabalhos cerca de 50 premiações concedidas aos produtos farroupilhenses”, salienta.
    A Análise Sensorial, para avaliação dos produtos, ocorre na próxima semana, no período de 1 a 3 de outubro, das 9h às 12h, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. O trabalho será desempenhado por grupo com cerca de 30 degustadores convidados, composto por enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos.  Serão premiadas até 30% das amostras inscritas em cada categoria. A revelação dos vencedores ocorre no dia 23 de novembro, em jantar-baile, no clube Santa Rita. 
            A promoção da 8ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, através das Secretarias Municipais de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
            Patrocinam o evento: Agrimar e Sotrima, Amazon Group e Tuttovino, Banco do Brasil, Basf, BiotecSul, Corticeira Paulista, Ever Intec, LNF Latino Americana, Metagraf e Metaflex Embalagens,  Tramontina, Trombini, Vêneto Mercantil. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Juntos Para Competir (SEBRAE/SENAR/FARSUL); Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha; UCS Farroupilha.


Comentários