Embrapa e Prefeitura de Bento Gonçalves assinam convênio de cooperação

Os vínculos entre Embrapa Uva e Vinho e Prefeitura de Bento Gonçalves estão mais fortes. Na tarde de segunda-feira, dia 26, em ato comemorativo aos 38 anos da unidade de pesquisa, em sua sede, em Bento Gonçalves, foi assinado convênio de cooperação técnica entre as instituições, representadas pelo chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Lucas Garrido, e pelo prefeito, Guilherme Pasin.
O acordo fundamenta-se sobre três pontos. O primeiro é a promoção conjunta de eventos técnicos nas áreas de fruticultura de clima temperado e de vitivinicultura. O segundo é a participação das equipes técnicas da Embrapa e da Prefeitura em projetos de transferência de tecnologia (de repasse de informações geradas pela pesquisa a técnicos, extensionistas, professores, estudantes e/ou produtores rurais) e desenvolvimento agropecuário. Por fim, o contrato estabelece a oferta de suporte tecnológico, pela Embrapa, a ações empreendidas pela Prefeitura.
Na prática, “é a oficialização de uma parceria que já existe”, explica o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Alexandre Hoffmann. Nesse sentido, as instituições já são parceiras nos programas Municipal de Qualificação da Agricultura Familiar, Selo Sabor de Bento e Vinhos Coloniais (coordenados pela Prefeitura), além do Embrapa & Escola (coordenado pela Embrapa). O termo de cooperação, acrescenta Hoffmann, também facilitará na busca por recursos financeiros para a efetivação de ações conjuntas. Ele assinala, ainda, que, embora o trabalho das unidades da Embrapa seja de abrangência nacional, é importante que sejam reforçadas as parcerias locais.
O evento de segunda-feira também contou com a entrega de placas em homenagem a ex-chefes (ou seus familiares) da Embrapa Uva e Vinho e visita a instalações suas. Participaram das atividades, além do prefeito, de Garrido e de Hoffmann, o secretário municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Thompsson Didoné, o vereador Jocelito Tonietto (PDT), representando o legislativo municipal, oschefes adjuntos de Administração e de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Uva e Vinho, Flávia Basso e Mauro Zanus, respectivamente, pesquisadores, empregados da unidade e lideranças do setor vitivinícola.

Comentários