Piá e SIG Combibloc promovem projeto ambiental em associações de reciclagem de Porto Alegre

Na última sexta-feira, dia 13 de setembro, o presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, a gerente de marketing da SIG Combibloc, Luciana de Paula Galvão, e a consultora ambiental da Cempre, Aline F. Paschoalino  visitaram  duas associações de reciclagem de lixo em Porto Alegre.
Durante a ação – promovida pelo projeto ambiental desenvolvido em parceria pela a Piá e a SIG – foram entregues oficialmente uma balança e um elevador para a Associação Reciclando pela Vida. “Antes não tínhamos certeza de quantos quilos estávamos produzindo de lixo reciclado. Agora sabemos exatamente o peso e o valor exato que vale. Além disso, o elevador tem apoiado muito o serviço de logística do lixo dentro do galpão, que antes era feito manualmente”, declarou a presidente da Associação, Marina Souza da Luz.
4499.pec
A consultora ambiental da Cempre, Aline F. Paschoalino, o presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, e a gerente de marketing da SIG Combibloc, Luciana de Paula Galvão, na entrega oficial dos equipamentos para a Associação Reciclando pela Vida. Crédito: Divulgação Cooperativa Piá.
A consultora ambiental do Compromisso Empresarial para Reciclagem – CEMPRE, Aline F. Paschoalino, que realizou a capacitação das associações participantes e os treinamentos, destacou que a utilização dos novos equipamentos aumentou em 30% os ganhos e a produção da Associação. “Durante o processo, abordamos temas como “Saúde e Segurança”, “Gestão Interna do Galpão”, “Foco em Produtividade”, entre outros assuntos que estão auxiliando eles nesse crescimento”, afirmou.
Na ocasião, o presidente da Cooperativa Piá falou sobre as semelhanças entre as associações e as cooperativas, que fabrica seus produtos com a ajuda de pequenos agricultores para se chegar a grandes resultados. “Esperamos que as doações dos equipamentos gerem crescimento, mais renda e qualidade de vida para as pessoas, pois é importante ter sonhos e trabalhar por dias melhores”, salientou Gilberto Kny.
Já Luciana de Paula Galvão reforçou a grande preocupação ambiental da SIG, que se une a importantes parceiros para identificar as associações que precisam e replicar o projeto em diferentes locais do Brasil. “Queremos ajudar no reverso da logística inversa”, disse, e complementou: “O que fazemos é apenas uma pequena colaboração”.
Também presente no evento, o engenheiro do Departamento Municipal de Limpeza Urbana – DMLU, André Machado, comentou a satisfação que a entidade vê o apoio as associações. “A natureza ganha e nós ganhamos também”, disse.
4451.pec
Crianças assistem atentas a peça teatral “A busca da caixinha”, no Centro Cultural James Kulisz, do Centro de Triagem da Vila Pinto. Crédito: Divulgação Cooperativa Piá.
A segunda visita do dia foi ao Centro de Triagem da Vila Pinto, onde foram distribuídas cartilhas de educação ambiental e encenada no seu Centro Cultural James Kulisz, a peça teatral infantil “A busca da caixinha”, desenvolvida exclusivamente para a SIG Combibloc e para a Piá pelo Grupo Espaço da Arte. Uma platéia formada por filhos de associados e também crianças da comunidade assistiu atentamente a história que conta a trajetória de duas caixinhas longa vida, desde a fabricação até o descarte final e a reciclagem.
Além de divertida, a peça transmitiu mensagens valiosas para os pequenos, como, por exemplo, a necessidade de separar o lixo orgânico do reciclável e a importância de não descartar o lixo nas ruas ou em lugares errados.

Mais informações:
O projeto ambiental da Cooperativa Piá em parceria com a SIG Combibloc consiste em realizar ações que criem consciência ambiental nas pessoas.
A partir de outubro, as embalagens longa vida da Piá trarão o selo ambiental FSC (Forest Stewardship Council, em português Conselho de Manejo Florestal), que comprova o uso responsável e eficaz dos recursos florestais. Este selo atesta que as fibras da madeira utilizadas na fabricação das embalagens são provenientes de florestas com manejo sustentável. Além do selo FSC, as novas embalagens da Piá foram impressas com o endereço exclusivo do portal “Eu Penso Meio Ambiente”: www.piaeupensomeioambiente.com.br. O portal “Eu Penso Meio Ambiente” busca informar, orientar e sensibilizar os consumidores sobre os impactos dos hábitos diários no meio ambiente.

Comentários