Rio de Janeiro realiza conferência para debater desenvolvimento rural sustentável

Agricultores familiares de todas as regiões do Rio de Janeiro e representantes dos setores ligados ao desenvolvimento do meio rural fluminense reúnem-se, entre esta segunda e quarta-feira (9 a 11/09), em Nova Friburgo, na região serrana do estado. 
Eles vão participar da 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CEDRSS), promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. 
Na pauta do encontro estarão propostas de ações para o fortalecimento equilibrado do campo e da agricultura familiar e a definição dos delegados que representarão o Rio de Janeiro na 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), que será realizada de 14 a 18 de outubro, em Brasília. 
As recomendações aprovadas no último dia do evento darão forma a um planejamento estadual para o crescimento sustentável do meio rural fluminense e também serão apresentadas na conferência nacional como contribuição do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS). 
Delegados 
Delegado do MDA no Rio de Janeiro, José Octávio Fernandes explica que 30 participantes do encontro de Nova Friburgo formarão a comissão que irá à capital federal colaborar na criação do plano nacional e defender a inclusão das demandas e propostas dos agricultores familiares fluminenses. 
“Temos atividades importantes que requerem maior atenção como as agriculturas metropolitana e agroecológica. Por isso, a comitiva do Rio terá a responsabilidade de lutar para incluir essas demandas em um plano nacional, o que será fundamental para garantir o desenvolvimento desses setores.”, destaca o delegado. 
O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário explica que a conferência estadual será a conclusão de um ciclo de encontros realizados em todas as regiões do Rio de Janeiro e que envolveu todos os atores da agricultura familiar no debate sobre o desenvolvimento sustentável do campo. 
“Foram oito conferências territoriais e intermunicipais que permitirão a elaboração de uma agenda para o desenvolvimento sustentável do setor baseada nas impressões e necessidades de homens, mulheres e jovens agricultores, pescadores e quilombolas, técnicos, pesquisadores e instituições públicas e privadas que trabalham nos variados ramos da agricultura familiar praticados no estado do Rio”, ressalta Fernandes. 
Serviço 
2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Rio de Janeiro 
Data: 9 a 11/09/2013 (Abertura: Dia 9, às 17h) 
Local: Hotel Bucsky 
Endereço: RJ-116, KM 76, Ponte da Saudade, Mury, Nova Friburgo (RJ). 

Comentários