Campanha incentiva consumo de frutas, legumes e verduras



A Central de Abastecimento (Ceasa) de Porto Alegre, com o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), inicia nesta quarta-feira (02) a Campanha de Incentivo ao Consumo de Frutas, Legumes e Verduras. O objetivo é sensibilizar os agentes de abastecimento das Ceasas e a população em geral sobre a importância de uma alimentação adequada e saudável, com foco no aumento do consumo de frutas, legumes e verduras.

Neste primeiro momento, a campanha é voltada ao permissionários das Centrais, com foco em como ofertar o produto com qualidade. “Serão passadas orientações sobre a importância do uso de embalagens adequadas, a higienização de produtos, a melhor maneira de acondicionar os alimentos, formas para diminuir o desperdício, entre outras”, pondera o gerente de Modernização do Mercado Hortigranjeiro da Conab, Newton Araújo S. Júnior.

Para que estas instruções cheguem às Ceasas, serão realizadas oficinas voltadas para a capacitação de agentes, gestores e técnicos das Centrais.  A expectativa é de que os participantes se tornem multiplicadores do conhecimento adquirido.

Iniciada em março deste ano, a Campanha já foi lançada em 77,5% das Centrais de Abastecimento de todo o país. Até o final deste ano, cerca de 8,5 mil permissionários deverão ser capacitados.  A segunda fase será voltada aos consumidores que frequentam as Centrais.

A campanha é realizada em parceira pela Conab, por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), pela Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), pelos Ministérios da Saúde (MS), Desenvolvimento Social, Combate a Fome (MDS) e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort).

Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o consumo médio de frutas, legumes e verduras (FLV) pela população brasileira é inferior à metade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a OMS, o ideal é consumir pelo menos 400g/dia. Mas a participação diária de FVL na dieta dos brasileiros chega a 132 gramas, segundo o IBGE. Este cenário, associado a maior aquisição de alimentos industrializados e à baixa prática de atividade física, tem impacto direto na saúde dos brasileiros, contribuindo para o aumento da prevalência de excesso de peso e das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), principalmente das doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de neoplasias.

Programa Brasileiro de Modernização do Mercado de Hortigranjeiros - Prohort

O Prohort é um programa voltado para o apoio à modernização dos mercados atacadistas de hortigranjeiros, instituído em 2005 pela Portaria nº 171 do MAPA, para ser desenvolvido no âmbito da Conab. Sua finalidade é fomentar o desenvolvimento do setor hortigranjeiro, garantindo o abastecimento, a melhoria e a ampliação das funções dos mercados atacadistas, para que se tornem locais adequados para a execução e difusão de políticas públicas.

Serviço:
Campanha de Incentivo ao Consumo de Frutas, Legumes e Verduras
Onde: Auditório James Gehlen, localizado no prédio administrativo da Ceasa de Porto Alegre
Quando: 02 de outubro, às 9hs

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