Embrapa & Escola em Bento Gonçalves é na próxima semana

De segunda, 21, a sexta-feira da próxima semana, 25, a Embrapa Uva e Vinho abrirá as portas de sua sede, em Bento Gonçalves (RS), para estudantes do município. No período, acontece a edição 2013 do Programa Embrapa & Escola – alunos na unidade de pesquisa, para a qual são esperados 1,3 mil estudantes de quartos e de quintos anos de 20 escolas locais, das redes estadual, municipal e particular de ensino.
Serão seis ‘estações’ de visitação (análise sensorial, entomologia, microbiologia, fitopatologia, pós-colheita e esporte & saúde), enfatizando o modo como a pesquisa aplicada à agricultura pode colaborar para a saúde humana. Isso por conta do tema do evento neste ano – Ciência, saúde e esporte, o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que também ocorre de 21 a 25 de outubro.
Em tal sentido, no lanche das crianças será oferecida maçã, como exemplo de ‘alimento funcional’ (aquele cujo consumo produz efeitos benéficos à saúde que vão além da função nutricional básica); na estação sobre pós-colheita, os alunos não só provarão como terão de avaliar suco de maçã elaborado pela unidade de pesquisa, observa a coordenadora do Programa na Embrapa Uva e Vinho, Anelise Sulzbach. No Laboratório de Análise Sensorial os estudantes receberão informações sobre os benefícios à saúde associados ao consumo de suco de uva e as diferenças entre esta e outras bebidas à base de uva (néctar, refrigerante e refresco em pó), bem como degustarão suco.
Na estação sobre entomologia, as crianças terão contato com uma tendência que soa inusitada: a de aprofundamento da pesquisa científica visando à inclusão de insetos na dieta humana, devido ao seu alto valor nutricional, entre outros benefícios. No Laboratório de Microbiologia, serão tratados aspectos como o uso de leveduras para se elaborar vinho e se fazer pão. As características dos fungos, causadores de doenças nas plantas, serão um dos temas em pauta na estação de fitopatologia. Por fim, na estação esporte & saúde, o foco será a atividade física como aliada imprescindível para manutenção de uma boa condição de saúde.
Embrapa & Escola é uma ação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, desenvolvida por suas unidades em todo o país. Entre seus objetivos está promover a aproximação entre Embrapa e estabelecimentos de ensino, repassando aos alunos e professores informações sobre o trabalho desenvolvido pela Empresa. O Embrapa & Escola – alunos em Bento Gonçalves neste ano tem o apoio de Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Isabela, Tecnovin, Prefeitura de Bento Gonçalves, Fecomércio-RS e Sesc. Mais de mil estudantes participaram de sua edição 2012.
A coordenadora do Programa na Embrapa Uva e Vinho ressalta um dado como indicativo do bom conceito que o Embrapa & Escola tem junto à comunidade: este ano, as vagas estavam esgotadas apenas uma semana depois de aberto o período de inscrição, gratuita, das escolas. “Isso é uma recompensa para todo um trabalho que fazemos envolvendo não só colegas da unidade de pesquisa, mas também importantes apoiadores”, diz Anelise.

Comentários