Guaporé promove evento em prol da Liga Feminina de Combate ao Câncer

Um evento beneficente para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Guaporé, realizado na tarde desta terça-feira (1º/10), no salão da Capela Nossa Senhora da Saúde, marcou o início da Campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de estimular a detecção precoce do câncer de mama. 

O evento foi promovido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer, Emater/RS-Ascar e Hospital Municipal Manuel Francisco Guerreiro e contou com o envolvimento da comunidade, através de pessoas e entidades que contribuíram com doações de brindes, prestação de serviços, cedência de espaço, contratação de um cantor, além do patrocínio das empresas Roseflor e Suvalan, que ofereceram os ingredientes e a elaboração do coquetel. 

A intenção foi angariar fundos para a Liga, em apoio às pessoas que necessitam do amparo da entidade. Todos os 500 ingressos disponibilizados foram vendidos, gerando uma renda de R$ 5 mil que, somada a doações feitas no dia do evento, chegaram a R$ 5,5 mil. Os recursos foram entregues à Liga Feminina de Combate ao Câncer, órgão que se mantém por meio das doações que recebe. 

Em Guaporé, a Liga ampara 42 pessoas portadoras de câncer (não apenas o de mama) com medicamentos, alimentação especial e fraldas descartáveis. Durante o evento, também foram agendadas em torno de 300 mamografias, que serão realizadas gratuitamente no Hospital Municipal. Os agendamentos continuam a ser feitos, juntamente com outras atividades, que acontecem até o final do mês, relacionadas à prevenção da doença, como palestras nas empresas e a Caminhada das Vitoriosas – pessoas que venceram o câncer – no dia 31 de outubro, em volta da Praça do município. 

Conforme a extensionista de Bem-estar Social da Emater/RS-Ascar, Jane Barato, a Instituição adotou uma caixinha da Liga e, nas reuniões e eventos na área de bem-estar social, arrecadada doações das participantes, que são entregues mensalmente para a Liga Feminina de Combate ao Câncer. 

Outubro Rosa 
O movimento Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. Em Guaporé, pontos como a Igreja, o Hospital e o Cristo estão sendo iluminados com luzes cor-de-rosa. 

O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. 

O ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul 

Comentários