Produtores de leite recebem informações para melhorar a atividade


Um Encontro sobre Gado Leiteiro, realizado nesta terça-feira (1º/10), na comunidade de Trajano, em Nova Roma do Sul, reuniu cerca de 90 produtores do município, de Antônio Prado e de Nova Pádua. Um dos principais assuntos tratados durante o evento, promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Nova Roma do Sul e Cooperativa Santa Clara, foi a campanha, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar e Embrapa, para o controle biológico de lagartas do milho com a vespa Trichogramma sp.

A campanha visa minimizar o uso de inseticidas e, consequentemente, proteger o meio ambiente e a saúde do produtor, oferecendo uma alternativa sustentável, eficiente e de baixo custo. A técnica consiste na distribuição de cartelas com as vespinhas (Trichogramma sp.) na lavoura quando houver mariposas, porém, antes do nascimento das lagartas. O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, João Villa, explica que a vespa se reproduz no ovo da mariposa, gerando vespinhas que vão controlar as lagartas, inclusive a da espiga, e proteger a lavoura até o final do ciclo. O agricultor que desejar adotar a tecnologia deverá procurar o escritório Emater/RS-Ascar do seu município, que fará a encomenda das vespas produzidas em laboratório e orientará sobre a aplicação na lavoura.

Durante o Encontro, representantes de entidades parceiras e empresas também abordaram o tema da saúde animal, enfocando a prevenção e controle de doenças reprodutivas e respiratórias; o crédito rural, apresentando as linhas de custeio referentes ao Plano Safra 2013/2014 e ao seguro agrícola, e a higiene na ordenha e outras práticas para a qualidade do leite.

Após as palestras, os produtores visitaram a propriedade do agricultor Élsio Scapinello, onde conferiram o sistema de armazenagem (cisterna) e aproveitamento da água da chuva, que pode ser adotado por qualquer produtor, e a proteção de uma fonte para o melhoramento da qualidade da água oferecida aos animais nos bebedouros nos potreiros. O Encontro sobre Gado Leiteiro é uma ação de capacitação dentro do Programa Leite Gaúcho, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).


Palestras e visita técnica em Vista Alegre do Prata
O controle biológico das lagartas do milho também foi um dos assuntos tratados por técnicos da Emater/RS-Ascar durante o clico de palestras realizado na última segunda-feira (30/09), em Vista Alegre do Prata. O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar e prefeitura, abordou, ainda, a alimentação e dieta para vacas leiteiras e os programas de irrigação do Governo do Estado, com visita técnica a uma propriedade produtora de leite a pasto com irrigação, em Nova Bassano.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul 

Comentários