Embrapa:Custos de produção de suínos e frangos de corte sobem em dezembro, mas acumulam queda em 2013

Os custos de produção de frangos de corte e de suínos calculados pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento voltaram a subir no último mês de 2013. O ICPFrango/Embrapa de dezembro chegou aos 165,68 pontos, 3,66% superior ao registrado em novembro e segundo maior índice do ano (171,50 pontos, em janeiro). Já o ICPSuíno/Embrapa de dezembro foi de 175,88 pontos, recorde de 2013 e 1,59% maior que o índice de novembro.

O aumento nos custos de produção do frango de corte foi influenciado pelos grupos nutrição (3,26%), transporte (0,57%) e instalações e equipamentos (0,02%). Apesar disso, durante o ano de 2013 o ICPFrango caiu 5,58%, demonstrando razoabilidade nas variações de preços dos insumos e fatores de produção que balizam os custos de produção.

Já o ICPSuíno do último mês de 2013 registrou altas nos grupos nutrição (1,51%), manutenção, financiamento e Funrural (0,03%), diversos (0,03%) e instalações, equipamentos e rebanho (0,02%). De acordo com o previsto nas edições do ICPSuíno do último trimestre de 2013, confirmam-se as tendências, encerrando o ano com acréscimo de 4,05% em relação ao índice verificado em janeiro. A inflação nos custos de produção de suínos ocorreu com mais intensidade a partir do segundo semestre, e foi puxada principalmente pela volatilidade nos preços dos insumos nutricionais, em especial o farelo de soja. Assim mesmo, o ICPSuíno fechou 2013 com queda de 1,30%.

A análise completa, incluindo os custos de produção dos 11 principais Estados produtores do país estão no site da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, no endereço www.cnpsa.embrapa.br/cias, clicando em "custos de produção" no menu principal.

Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e da Conab. O ICPFrango/Embrapa é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em Santa Catarina, maior produtor nacional, em sistema tipo "ciclo completo", para o suinocultor empresário independente (não há um contrato de integração vertical por sítios como ocorre na produção de leitões terminados em sistema de comodato).

Fonte:Lucas Scherer Cardoso Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Suínos e Aves

Comentários