Palestra gratuita com especialista de renome internacional na Embrapa Uva e Vinho

 Moscato brancoCrédito – Valtair Comachio/Embrapa Uva e Vinho
A Embrapa Uva e Vinho realiza uma palestra gratuita com especialista de reputação internacional. Na quarta-feira, 29, no auditório da sede da unidade de pesquisa, em Bento Gonçalves (RS), o francês Jean-Michel Boursiquot falará sobre Variedades de uva Moscato: origem, relações e principais características.
Boursiquot é mundialmente renomado por ter sido o responsável pelo ‘resgate’ da cultivar Carmenère, hoje ícone da vitivinicultura chilena. A história: a casta era considerada perdida em sua região de origem – Bordeaux, na França –, pois não havia vinhedos com a variedade ou mesmo exemplares em coleções de cultivares de uva no país. No entanto, por meio de sua experiência como ampelógrafo (cientista que identifica e classifica as castas de videira), o francês reconheceu a variedade, em um vinhedo no Chile, onde se achava que a uva em questão fosse um clone da cultivar Merlot.
Pois a estada de Boursiquot no Brasil, onde chega segunda-feira, 27, e permanece até sexta, 31, vai no mesmo sentido. “Ele iniciará um trabalho de identificação da origem genética da uva Moscato Branco produzida no país, tenda em vista evidências apontando que ela é diferente da cultivada na Europa”, informa um dos coordenadores da palestra, o analista da Embrapa Uva e Vinho João Carlos Taffarel. O estudo a ser feito pelo francês se dará no âmbito do Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa, coordenado pelos pesquisadores Patricia Ritschel e João Dimas Garcia Maia.
A palestra de quarta-feira tem como público-alvo agrônomos, técnicos agrícolas, enólogos, estudantes e profissionais do setor vitivinícola. Inscrições devem ser feitas com antecedência, pelo e-mail beatriz.rigon@embrapa.br ou telefone (0xx54) 3455.8088, com Beatriz. As vagas são limitadas.
A programação do evento é: recepção e abertura às 9h, palestra às 9h15 e debate às 10h15, com encerramento às 11h.


Por: Giovani Capra/ Embrapa Uva e Vinho

Comentários