Ministro Pepe Vargas participa de inauguração de escola técnica no Rio Grande do Sul

Foto: Rômulo Serpa/MDA

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, participou da inauguração do Campus Caxias do Sul, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O campus possibilitará mais comodidade para alunos e professores que fazem parte do instituto.
Segundo o ministro, o IFRS coloca o ensino público como uma possibilidade para os jovens das regiões próximas.  “O instituto federal, ao inaugurar o campus aqui de Caxias do Sul, dá uma grande contribuição ao desenvolvimento econômico e social da região porque é um instituto que trabalha com a educação profissional e tecnológica”, afirmou.
Para o prefeito do município, Alceu Barbosa Velho, é inestimável a importância da finalização das obras do campus. “É mais um sonho realizado que contribui para o desenvolvimento da cidade”, disse.
Na prática
Aluno do IFRS há quatro anos, Augusto Giani tem 17 anos e está muito satisfeito com as mudanças. “Estávamos no prédio provisório e havia muita dificuldade para fazer as aulas práticas. Agora teremos tudo em um só lugar”, disse o estudante do curso técnico de fabricação mecânica.
Giani conta que para ele a locomoção ficou mais difícil, pois o instituto fica mais distante da sua casa, mas em compensação a estrutura oferecida pelo novo campus  está muito melhor e isso o motiva . “Eu concluo este ano, mas penso em continuar no instituto e buscar outras qualificações”, finalizou.
IFRS
Os institutos federais apresentam modelos inovadores em termos de políticas pedagógicas. Eles têm como objetivo criar soluções técnicas e tecnológicas para o desenvolvimento sustentável com inclusão social.
O Campus de Caxias conta com 14 salas de aula, três laboratórios de informática, três laboratórios de química, laboratórios de línguas, matemática, física, biologia, ensaios mecânicos, instrumentação, tratamentos térmicos, preparação mecânica, laboratório de corte, soldas, e usinagem, de processos e fabricação mecânica, entre outros, além de salas de convivência e sala dos professores, em um espaço de mais de 7.000m² construídos.

Comentários