Expoagro Afubra busca alternativas para diversificação das propriedades, possibilitando renda, segurança alimentar e inclusão social

Até dia 27 de março, ocorre a Expoagro Afubra, em Rio Pardo/RS. A feira já está em sua 14ª edição e é voltada para a agricultura familiar, ramificação agrária correspondente a 70% da produção nacional de alimentos. A Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, vai levar uma série de tecnologias que proporcionam alternativas para a diversificação de culturas para este segemento da Agricultura.

A participação será ativa da programação do evento. Com estande institucional e vitrines tecnológicas, a Embrapa irá destacar as pesquisas voltadas à Agroenergia, disponibilizando as cultivares de cana-de-açúcar adaptadas ao Estado gaúcho, em 2012, e levará também a variedade de girassol BRS 324.
Haverá, também, a presença da bataticultura na feira. Dez variedades de batata, sendo sete cultivares de batata inglesa e três de batatas-doce. Dentre elas, uma destaca-se pela novidade: a BRSIPR Bel, que é desenvolvida especialmente para a indústria de processamento de batatas chips e batata-palha.

As cucurbitáceas BRS Linda e BRS Tortéi serão apresentadas, também, na feira; bem como as variedades de pêssego BRS Regalo e BRS Fascínio, entre outras frutas pertencentes ao Projeto Quintais, que neste ano chega aos seus 10 anos de atividade, tendo beneficiado mais de quatro mil agricultores familiares e outros públicos.
A Expoagro Afubra contará ainda com a apresentação das forrageiras BRS ResteveiroBRS Ponteio e BRS Kurumi e com a participação do Centro de Recria de Touros e Novilhas Selecionadas da Raça Jersey, o Certon,  através da exposição de novilhas da raça Jersey.

O projeto de Avicultura Colonial fará parte da feira, onde serão levados folders ao mostrar o desenvolvimento do projeto e como funciona uma classificadora de ovos com inspeção municipal. 
A unidade de pesquisas irá participar de um painel organizado pela RBS TV, no último dia do evento, quinta-feira, dia 27 de março. O painel Inovações Tecnológicas para a Agricultura Familiar, será dividido com outros palestrantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
e e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Outras Unidades da Embrapa participarão do evento, colaborando com tecnologias. A Expoagro Afubra acontece no Rincão Del Rey, BR 471, quilômetro 143.

Dia do Arroz
Em todas as edições, juntamente com a feira, acontece o tradicional Dia do Arroz, onde várias empresas e instituições compartilham orientações técnicas que englobam desde o manejo de lavouras a variedades do setor. A programação tem início às 8h da manhã, do dia 27 de março e terá palestras e exposições. A Embrapa fará a apresentação das cultivares de arroz BRS PampaSinuelo CL e BRS Querência, cultivares indicadas para a mesa, que possuem boa adaptação aos produtores gaúchos. 

fonte: Embrapa

Comentários