Grande parte da produção agropecuária do RS é proveniente da agricultura de base familiar, a qual ocupa aproximadamente 85% da mão-de-obra rural da região. Um dos maiores desafios para agropecuária brasileira neste início de século é encontrar meios para tornar a pequena propriedade ecológica e economicamente sustentável.
A existência de poucas tecnologias apropriadas a sua realidade e/ou a falta de acesso a essas tecnologias têm levado ao uso de práticas ecológica e tecnicamente incorretas com consequente empobrecimento dos solos, redução da produtividade e descapitalização dos produtores. Uma das alternativas que se apresentam, para reduzir o esforço e a mão de obra das operações agrícolas sob a forma agroecológica, é a adequação da mecanização voltada para esse sistema produtivo.
Com este propósito a Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, a Emater/RS-Ascar e a Universidade Federal de Pelotas estão programando uma grande mostra de máquinas e equipamentos para pequenos agricultores. O evento 3a. Mostra de Máquinas e Inventos para Agricultura Familiar quer reunir cerca de 400 inventos criados e/ou adaptados pelos agricultores. A atividade está programada para acontecer de 8 a 10 de maio, no Centro de Eventos-Fenadoce, em Pelotas/RS.
Café com a Imprensa
Na próxima quarta-feira, 2 de abril, as instituições convidam os órgãos de comunicação do Estado do Rio Grande do Sul para acompanhar o lançamento do evento, com a apresentação do material de divulgação. O encontro será realizado no DTG da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, às 9h.
A programação do evento está em http://www.cpact.embrapa.br/ eventos/2014/maio/mostra- maquinas/arquivos/programacao- maquinas.pdf
Comentários
Postar um comentário