Projeto vai reavaliar procedimentos de inspeção em linhas de abate

 Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura e a Embrapa Suínos e Aves pretendem desenvolver um projeto em conjunto que vai subsidiar a reavaliação dos procedimentos “ante e pós mortem” adotados pelo Serviço de Inspeção Federal em frigoríficos abatedores de aves e suínos. O objetivo é atualizar e modernizar o processo de inspeção, agilizar o trabalho do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e ampliar a garantia de qualidade em torno dos produtos oferecidos ao consumidor brasileiro.
O assunto foi discutido nesta terça-feira, 18 de março, durante visita do diretor do Dipoa, Leandro Diamantino Feijó, a Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC). Ele esteve na Embrapa acompanhado pelo chefe do Serviço de Inspeção de Carne Suína, César Vandesteen, pela chefe do Serviço de Inspeção de Carne de Aves, Ana Viana, e pelos técnicos Ricardo Buosi e Elenita Ruttscheidt Albuquerque, ambos do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal de Santa Catarina (SIPOA/SC).
Na reunião com os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, Feijó delineou o projeto que pretende reavaliar os procedimentos de inspeção dentro dos frigoríficos. “Muito do que nossos fiscais fazem hoje está descrito em normas redigidas há mais de 50 anos. Talvez, parte dessas normas tenha ficado desatualizada ou desnecessária diante da evolução do agronegócio das carnes suína e de aves nas últimas décadas”, explicou Feijó. O projeto vai, sobretudo, sincronizar o status de desenvolvimento da suinocultura e avicultura com a rotina de inspeção nas linhas de abate.
É provável ainda que Mapa e Embrapa definam durante o projeto a introdução de novos elementos na rotina da inspeção. É o caso da análise de risco, que abre a possibilidade de um controle mais moderno sobre a linha de abate. “Estamos iniciando o trabalho e ainda não podemos afirmar o que mudará. Mas não há dúvida que, com a ajuda da pesquisa da Embrapa, será possível otimizar os recursos da Inspeção Federal e aumentar a confiabilidade em torno dos produtos gerados pelas indústrias brasileiras”, completou Feijó.
Nos próximos meses, será finalizada a estruturação do projeto, com o início efetivo da revisão dos procedimentos de inspeção ainda em 2014. Inicialmente, será analisada a linha de abate de suínos. Depois, será feito o mesmo trabalho para a carne de frango. A pesquisadora Jalusa Deon Kich representará a Embrapa nas discussões sobre suínos e o pesquisador Luizinho Caron nas avaliações sobre carne de frango.

Embrapa Suínos e Aves 

Comentários