Evento discute papel do veterinário na defesa agropecuária

Um encontro para a formação de docentes em defesa sanitária animal acontece entre os dias 7 e 11 de abril na Estação Quarentenária de Cananéia, em São Paulo (SP). Trata-se de uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

O objetivo da reunião é discutir com os professores dos cursos de medicina veterinária as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas durante a graduação, para que os médicos veterinários formados atendam às necessidades do Ministério e do país. “Outro ponto a ser analisado é a necessidade da inclusão de uma disciplina específica de defesa sanitária animal”, afirma o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), Guilherme Marques.

Segundo Marques, a intenção é iniciar o processo de modelagem do conteúdo programático das faculdades veterinárias no Brasil, para que o profissional formado na área – do setor privado ou não – saiba onde está inserido dentro das ações de Defesa Sanitária Animal, considerando a importância econômica e social do tema.

O evento terá como palestrantes 15 fiscais federais agropecuários e um representante do CFMV. Contará ainda com a participação de 33 docentes, que foram selecionados pelo Ministério e pelo Conselho, após análise de uma lista de mais de 200 interessados. 

O encontro foi um dos assuntos tratados pelo Mapa durante a Conferência Global da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) sobre Educação Veterinária, realizada em dezembro de 2013, em Foz do Iguaçu (PR).

Comentários