FSG e STR Antônio Prado realizam exames de intoxicação por agrotóxicos em agricultores

Foto: Ilustrativa 
92 agricultores familiares de Antônio Prado foram convidados a realizar exames de intoxicação por agrotóxico pelo  Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Antônio Prado.  A coleta será realizada nesta quarta-feira, 21 de maio, junto ao auditório do Colégio Ulisses Cabral das 07h30min às 12hs. Alunos da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)  coletarão sangue e farão teste , com a finalidade de identificar como está a saúde deles e avaliar o grau de comprometimento das funções hepáticas, renais e hematológicas, além dos pulmões, devido ao uso de agrotóxicos. 
Com os exames será avaliado a qualidade de vida dos produtores rurais, através de exames clínicos e físicos, com pesagem, verificação de altura, medição de circunferência abdominal, entrega de questionários, assim como a relação com a utilização de insumos químicos na atividade agrícola.
O projeto é desenvolvido pela Faculdade da Serra Gaúcha, FSG, com a participação de acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Educação Física e  Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Antônio Prado e parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde.

 Marilita Calgaro Scapinelo

Comentários