Antônio Prado ultrapassa meta da campanha de vacinação

 O município de Antônio Prado ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) de imunizar 80% do grupo prioritário na Campanha de Vacinação Contra a Gripe deste ano. Até o momento, foram aplicadas 4.285 doses de vacina, atingindo-se 86% do total dos grupos prioritários.
    De acordo com a orientação do MS, os municípios deveriam continuar a vacinar os grupos prioritários até atingir cobertura de 80%. Como Antônio Prado já ultrapassou a meta, a campanha será aberta aos munícipes que tiverem interesse na imunização.    
    Para isso, as pessoas devem se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde munidas do cartão SUS e da carteirinha de vacinação.  A campanha iniciou no dia 22 de abril, e no dia 10 de maio foi prorrogada, enquanto durar o estoque.
    Para a Secretária da Saúde, Celica Vebber, a campanha mais uma vez teve sucesso e quem saiu ganhando foi a população pradense. “Nossa equipe de saúde está de parabéns pelo trabalho desenvolvido. Mas, quem saiu ganhando foi a população que está vacinada e protegida contra a gripe”, afirmou ela.
    A Secretária enfatiza ainda que se alguma gestante, crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoa com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, mulheres de até 45 dias após o parto, portadoras de doenças crônicas que ainda não foram imunizadas, devem se dirigir a uma UBS o quanto antes. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito e no período de frio aumentam as chances de contágio da doença.
SEGURANÇA –  A vacina contra gripe é segura e evita o agravamento da doença, internações e, até mesmo, óbitos por influenza. Após a aplicação da dose, podem ocorrer dor no local da injeção e o endurecimento leve da pele, manifestações que geralmente passam em 48 horas.
PREVENÇÃO – A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
É importante a adoção de cuidados simples para evitar a doença como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são algumas das medidas de prevenção. 
SINTOMAS – A gripe provoca febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastro-intestinais, dor muscular intensa e prostração.

Prefeitura de Antônio Prado 

Comentários