Crianças de 12 meses a menos de 2 anos devem ser vacinadas contra a Hepatite A em Nova Roma do Sul

Ilustração 
O Ministério da Saúde ampliou o Calendário Básico de Vacinação da Criança em 2014 com a introdução da vacina Hepatite A.         A Secretaria de Saúde  de Nova Roma o Sul está disponibilizando a vacina contra a doença na unidade de saúde do município, possibilitando assim a prevenção, controle e eliminação dessa doença.  Os pais podem levar seus filhos,  crianças de 12 meses a menores de 2 anos, ao posto de saúde e solicitar a vacinação.  
            As Agentes Comunitárias de Saúde  do município e equipe de Enfermagem estarão reforçando a inclusão desta vacina no calendário básico.  Dúvidas entre em contato pelos telefones 32941499 ou 32941045.
Informações sobre a Doença
A doença é a inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite. O vírus pode ser encontrado principalmente nas fezes e no sangue de uma pessoa infectada.
            Os sintomas da Hepatite A começam entre a 2ª e 6ª semana após a exposição ao vírus. Eles são geralmente leves, mas podem durar vários meses, especialmente em adultos. Os sintomas da hepatite A são urina escura, fadiga, coceira, perda de apetite, febre baixa, náuseas e vômitos, além de fezes pálidas ou com cor de argila e pele amarelada (icterícia).
            A doença pode ser contraída das seguintes formas: água e comida contaminadas por fezes que contenham o vírus da hepatite; contato com as fezes ou o sangue de uma pessoa que tenha hepatite A; uma pessoa contaminada ao não lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar em outros objetos ou alimentos; outras infecções comuns pelo vírus da hepatite incluem ainda hepatite B e hepatite C.

Comentários