Nota Fiscal Eletrônica e Escrituração Fiscal Digital para o Produtor Rural é tema de encontro na FETAG

Foto: Divulgação FETAG
A Fetag realizou na quarta-feira, 30/07, um evento de Capacitação sobre Nota Fiscal Eletrônica para Produtores Rurais e Escrituração Fiscal Digital (EFD/sped fiscal). A secretária-geral da Fetag, Elisete Hintz, enfatizou a forte presença de funcionários e diretores responsáveis pelos sindicatos, pois a NFE em várias situações já está sendo exigida, conforme informações já repassadas pela Federação em outras oportunidades. “A maior dificuldade para a implementação da NFE de produtor rural é a falta de acesso à internet no meio rural. Embora seja uma reivindicação do movimento sindical este serviço ainda é escasso. Enquanto não houver internet com qualidade não será possível introduzi-la”, alertou.
O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, destacou a importância do treinamento e entende que a Nota Fiscal Eletrônica ainda é inaplicável para os agricultores familiares sem internet de qualidade no Interior. “A Fetag vai continuar lutando para isentar o microprodutor desta obrigatoriedade para todos os produtos, tanto dentro como fora do Estado”, disse.
Carmen Carina Garcia Paiva, da coordenação do Setor Primário da Secretaria da Fazenda, disse que o mundo é dinâmico e que a nota fiscal eletrônica interestadual é firmada por acordo e necessidade entre os estados. Ela lembrou a promessa da Assembleia Legislativa de que até o final de 2015 todo o Estado terá acesso à internet..
A contadora da Fetag, Loni Maleitzke, também considerou excelente a participação, já que é obrigatória a entrega da EFD/sped fiscal por todos os sindicatos que têm a inscrição estadual. “O sped fiscal é uma obrigação acessória, assim chamada na legislação, bastante complexa e exige uma preparação por parte dos sindicatos, em especial no que diz respeito à informática. Ela começa desde a emissão da NFE, cujos dados vão para o sped fiscal”, observa.
Houve um debate sobre procedimentos para inscrição e renovação de Bloco de Produtor Rural e apresentação dos passos para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica. Também foi apesentado o novo manual para inscrição de produtor rural, que está disponível no site da www.sefaz.gov.br, bem como a Carta de Serviços, link em que o produtor poderá retirar um extrato.


Fonte: FETAG RS

Comentários