Secretaria da Saúde de Antônio Prado e HEMOCS Promove Campanha de Doação de Sangue

Foto: Ilustrativa. Internet
A prefeitura de Antônio Prado, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está realizando hoje,  dia 15 de julho, uma Campanha de Doação de Sangue. A coleta de sangue será  no Posto de Saúde do Bairro Aparecida, das 9h às 11h30min, e das 13h às 15h. A Campanha será realizada em parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul.
As pessoas que  desejam fazer a doação de sangue deve comparecer ao local da coleta portando documento oficial com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 Kg e ter feito uma refeição leve. O voluntário passará por três etapas antes que o sangue seja retirado. A primeira consiste no cadastro de dados pessoais, em seguida é feita uma triagem clínica que inclui um questionário sobre a saúde da pessoa, um teste de anemia, a verificação da pressão arterial e o peso do doador. A terceira etapa consiste no que a equipe do hemocentro chama de Voto de Auto Exclusão, nessa fase o candidato tem a oportunidade de dizer se tem comportamento de risco para Aids.

Após a doação de sangue é fundamental que o doador aumente a ingestão de líquidos, evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, não fume por cerca de duas horas, evite bebidas alcóolicas por 12 horas, não dirija veículos de grande porte e mantenha o curativo no local da punção por pelo menos de quatro horas.

Comentários