Lançada a 9ª Seleção de Vinhos de Farroupilha

A 9ª Seleção de Vinhos de Farroupilha teve seu lançamento realizado nesta terça-feira, 12 de agosto, no Salão Nobre da Prefeitura de Farroupilha. O presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Ricardo José Chesini, fez a apresentação da nona edição do evento, que terá a seguinte programação: período de inscrições e coleta de amostras, junto às vinícolas do município, de 13 a 22 de agosto; Análise Sensorial dos produtos inscritos, de 17 a 19 de setembro, no turno da manhã, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; e divulgação dos produtos premiados, em jantar-baile no dia 04 de outubro, no Novo Centro de Eventos do Parque Cinquentenário, em Farroupilha. “É visível e expressiva a evolução dos produtos farroupilhenses após esses anos de avaliações. O concurso serve como ferramenta para a melhoria contínua da qualidade de nossas bebidas, que vem se destacando ano a ano em concursos nacionais e internacionais”, salienta Chesini.
     Para o prefeito em exercício, Pedro Pedrozo, a Seleção e Vinhos atendeu à demanda que os produtores locais tinham de valorizar o seus produtos, conscientes do potencial que apresentavam, tendo-se hoje concurso e rótulos consolidados. O Secretário Municipal de Agricultura, Fernando Silvestrin, desta o importante papel que Seleção de Vinhos desempenha na expansão das marcas locais, gerando visibilidade para o município e suas particularidades, bem como no estímulo às vinícolas em termos de investimento em tecnologia e aprimoramento.
Sobre o concurso
    A Seleção de Vinhos de Farroupilha teve sua primeira edição em 2006 com o propósito de divulgar o potencial vitivinícola local e suas particularidades. O município é reconhecido hoje como o terceiro maior produtor vitivinícola  do país e maior produtor brasileiro de uvas moscatéis (utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos). Essa evolução é creditada ao concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município.
    As categorias do concurso compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural ou adoçado. Os produtos devem estar disponíveis ao mercado consumidor, à exceção da categoria vinho branco fino seco moscatel tranquilo, cujas amostras também podem ser a granel, em virtude do objetivo de se destacar a condição do município de maior produtor de uvas moscatéis do país, como ocorre desde a primeira edição do concurso.
    São premiadas até 30% das amostras inscritas em cada categoria, com medalhas de ouro, prata e bronze. Há, ainda, uma distinção especial, a Moscatel Premium, conferida ao vinho e ao espumante moscatéis com maior pontuação no concurso.
    As vinícolas interessadas em participar devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, até 22 de agosto, pelo telefone (54) 3261.6931, ou com a Afavin, pelo telefone (54) 8115.5612 e e-mail: contato@vinhosdefarroupilha.com.br.
  A promoção da 9ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, através das Secretarias Municipais de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
   Patrocinam o evento: Agrimar e Sotrima, Amazon Group e Tuttovino, Banco do Brasil, Basf, BiotecSul, Corticeira Paulista, Cromo Gráfica, Ever Intec, FMC Agrícola, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, LNF Latino Americana, Tramontina, Trombini, Vêneto Mercantil e Verallia. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Juntos Para Competir (SEBRAE/SENAR/FARSUL); Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha; UCS Farroupilha.
Brinde a edição. Foto: Claudia Chiele

 Da esquerda para a direita: Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Piccoli, Chesini, Pedrozo e Silvestrin. Foto: Claudia Chiele

Comentários