Semana do Patrimônio em Antônio Prado supera as expectativas

Auditório da Ulisses Cabral ficou lotado
A Semana do Patrimônio iniciou no dia 11/08, com diversas atividades que tiveram como objetivo a sensibilização, o ensinamento e oportunidade para a comunidade local se integrar e se atualizar no mercado de turismo cultural que usa o patrimônio existente na localidade como indutor para gerar renda, trabalho e inclusão social.
Na abertura naquela data, o auditório da Escola Ulisses Cabral foi palco de Debate sobre Turismo Cultural e Patrimônio Histórico. O encontro foi mediado pela Diretora Executiva da Atuaserra Beatriz Paulus e teve como convidadas a Doutora em Comunicação Social Susana Gastal e a chefe de escritório do IPHAN local a arquiteta Paula Lovatel Soso.
Na terça-feira (12/08), nas dependências da CIC, houve



o Happy Hour – Empreendedorismo e Linhas de Financiamento no Turismo. Na ocasião, os participantes puderam obter informações sobre incentivos municipais para empreender no turismo, linhas de crédito voltadas ao turismo e uma palestra sobre empreendedorismo, fazendo com que o mesmo, gere resultados positivos. Os consultores do SEBRAE, BANRISUL (patrocinador oficial) e a Secretaria de Turismo do Estado também estiveram presentes.
Dando continuidade a Semana do Patrimônio, nesta quarta-feira (13/08), aconteceu o Passeio Turístico com o comércio e trade turístico de Antônio Prado. O passeio teve como objetivo, proporcionar um outro olhar para Antônio Prado, num contexto turístico e histórico sobre os atrativos do município além de promover ações voltadas à cultura. O passeio encerrou com um saboroso café na Pousada Zanotto.
Fotos: Reprodução Facebook 
Na manhã do dia 14 de agosto, aconteceu a palestra sobre FIB – A Relação entre Felicidade Local e Turismo, uma palestra inédita em Antônio Prado. A palestrante, Kalinca Susin, que estudou e vivenciou no Butão (país budista, localizado no sul da Ásia, extremo leste do Himalaia) a prática do FIB – Felicidade Interna Bruta proporcionou à comunidade de Antônio Prado um relato de suas experiências naquele país, relacionando a felicidade local com o turismo.
Nos dias 14 e 15 de agosto, os alunos das Escolas Cenecista e Santana, participantes do programa Pulando Janelas - Educação Ambiental, Patrimonial e Turística, tiveram uma visita técnica aos pontos turísticos de Antônio Prado. O objetivo da saída de campo é despertar o interesse destes jovens na área do turismo, fazendo com que obtenham maior conhecimento sobre o Patrimônio Histórico material e imaterial.
Ainda no dia 15, os alunos do 4º e 5º ano da Escola Ulisses Cabral, dentro do programa Pulando Janelas, tiveram uma palestra sobre Turismo.
O Prefeito Nilson Camatti, destacou a importância de envolver as crianças e a comunidade nas atividades que visam desenvolver o turismo sustentável.
Ao todo mais de 500 pessoas entre alunos, comércio, empresários e comunidade em geral, participaram da programação da Semana do Patrimônio que contou com o patrocínio oficial do Banrisul e apoio do IPHAN, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, SEBRAE, Atuaserra, UCS, CDL, CIC, Bio Therapy e Jornal Bem Estar.

Comentários