Nova Roma do Sul busca implantação do Serviço de Inspeção Municipal

foto divulgação 
O diretor do Departamento de Agroindústria, Comercialização e Abastecimento (Daca), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ricardo Fritsch esteve em Nova Roma do Sul, no dia 09/09, para esclarecer dúvidas técnicas e legais sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em produtos de origem animal e lácteos, em reunião com empreendedores de agroindústrias familiares locais e o Prefeito Marino Antônio Testolin.  
O Governo do Estado, segundo Fritsch, tem procurado desburocratizar o acesso à legalização. “Enquanto as prefeituras não implantam o SIM, as agroindústrias continuarão na informalidade”, lamentou Ricardo. Ainda segundo ele, ao implantar o SIM, os municípios têm autonomia para criar suas próprias normas técnicas, a exemplo do tamanho e funcionalidade do prédio da agroindústria.
            A Prefeitura Municipal, juntamente com o Médico Veterinário Gustavo Martins Erhardt como técnico-responsável, já está providenciando toda a documentação necessária e trabalhando para implantar o SIM no município, pois consideram a ação um grande avanço. O objetivo é garantir a qualidade do alimento levado à mesa da população e para isso, um projeto de lei deverá ser apresentado para aprovação na Câmara Municipal em breve. Tendo legislação implantada, isso vai agregar valor ao produto da agroindústria do pequeno produtor.
            Encontros como este aproximam o Estado da comunidade e esclarecem temas que estrangulam o avanço das agroindústrias nos municípios.

Conheça o Serviço de Inspeção Municipal - SIM:
O SIM realiza o controle da qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal elaborados dentro dos limites do município, tais como carnes, embutidos cárneos, queijos, ovos e mel, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, garantindo através de seu carimbo que cheguem à mesa dos consumidores apenas produtos de qualidade e que não ofereçam riscos a saúde da população. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, para que possam assim oferecer seus produtos aos novaromenses com qualidade e segurança garantidas.
           O Serviço de Inspeção Municipal emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção.

Comentários