Dia de Campo sobre produção de uva em sistema orgânico

Na tarde da próxima sexta-feira, dia 10 de outubro, a Embrapa Uva e Vinho e a Emater/RS-Ascar realizam Dia de Campo sobre produção de uva em sistema orgânico, na propriedade do agricultor Joel Barato, na Comunidade de Nossa Senhora da Paz, em Veranópolis (RS). O evento é gratuito e direcionado para produtores, técnicos estudantes e todos os interessados em conhecer o sistema de cultivo orgânico de videiras americanas e híbridas. 

No evento serão abordadas questões relacionadas aos manejos fitossanitário do vinhedo, da planta, do solo e da adubação, assim como da viabilidade econômica desse tipo de produção. "Iremos apresentar os resultados de um sistema agroecológico para a produção de uvas, que vem sendo construído há mais de dois anos com o conhecimento dos viticultores e da equipe de pesquisadores e técnicos", destaca o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, João Caetano Fioravanço. 

O dia de campo será realizado em um vinhedo da cultivar Isabel Precoce conduzido sob os preceitos da produção orgânica. No entanto, o pesquisador destaca que as informações que serão repassadas poderão ser utilizadas em vinhedos de outras cultivares e, também, em determinados casos, para a produção convencional de uva.

O evento é uma das ações do Projeto Produção orgânica de uva para suco: construção participativa do conhecimento e desenvolvimento de tecnologias para agricultores familiares da Serra Gaúcha (ProUva),coordenado pela Embrapa Uva e Vinho e realizado em parceria com diversas instituições. O ProUva busca alternativas de maior valor agregado, mais saudáveis e capazes de atender a demandas de mercado, como os produtos orgânicos.

Informações adicionais sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (54) 3455-8087 ou pelo e-mail: uva-e-vinho.eventos@embrapa.br, com Fábio Ribeiro.

Serviço:
O que: Dia de Campo sobre produção de uva em sistema orgânico
Data: 10 de outubro de 2014
Horário: a partir das 13h30
Local: Propriedade do produtor Joel Barato, na Comunidade de Nossa Senhora da Paz, em Veranópolis (RS)
Programa:
13h30 – Recepção e Abertura
13h45 – Palestra “Manejo do solo e adubação” - George Wellington – Embrapa Uva e Vinho
14h30 – Palestra “Manejo fitossanitário de vinhedos” - Enio Todeschini – Emater-RS
15h15 – Palestra “Manejo da cv. Isabel Precoce sob cobertura plástica” - Henrique Pessoa dos Santos – Embrapa Uva e Vinho
16h – Palestra “Viabilidade econômica da produção de uva orgânica” - Joelsio Lazzarotto– Embrapa Uva e Vinho
16h45 – Encerramento
Informações e inscrições: telefone (54)3455-8087 E-mail: uva-e-vinho.eventos@embrapa.br,

Comentários