Programação do Outubro Rosa finaliza com mutirão de Exames Citopatológicos para prevenção do Câncer do Colo do Útero

 
foto: Divulgação 
A Secretaria Municipal da Saúde de Antônio Prado encerrou no dia 24/10 o mutirão dos Exames Citopatológico para a prevenção do Câncer de Colo de Útero. Além da rotina normal de consultas com o médico ginecologista, foram dedicados  três dias para a coleta de material nos Postos de Saúde do Centro, Santana e 21 de Abril.
    A ação foi desenvolvida  dentro da Campanha Outubro Rosa. “Nosso objetivo foi atingir o maior número de mulheres possível, pois o principal método para o rastreamento do câncer do colo do útero é o teste Papanicolau”, afirmou a Secretária Municipal da Saúde, Celica Vebber. Segundo ela, o mutirão foi positivo e o objetivo alcançado.
    As mulheres que não participaram do mutirão podem ainda fazer o preventivo. Os exames são custeados pela Secretaria Municipal da Saúde. Para ter acesso é necessário que as usuárias do SUS agendem seu horário nas Unidades Básicas de Saúde de sua referência, durante o expediente normal.
    Além da coleta para Exames Citopatológicos, foram realizadas outras ações como exposição de fotos “Saúde da Mama” nos Postos de Saúde. As imagens são de mulheres que tiveram câncer e superaram a doença. Outro destaque foi a realização da Oficina Terapêutica “Arte da Saúde da Mama”. Mulheres portadoras de sofrimentos psíquicos, que participam do Programa Saúde Mental, criaram o painel “Outubro Rosa”. O quadro retratando a saúde da mulher encontra em exposição na Unidade Básica de Saúde do Centro. Além disso, foi confeccionado informativo sobre a prevenção do câncer de mama.

Vida no Campo com informações da Assessoria de imprensa da prefeitura de Antônio Prado 

Comentários