Vacinação contra a Pólio e Sarampo será em Novembro

foto: Reprodução 
O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretaria Estadual e  de Saúde dos municípios da região, realizará de  08 a 28/11, as Campanhas  de vacinação contra a Poliomielite e de Seguimento contra o Sarampo para crianças até 5 anos incompletos, tendo como dias de divulgação e mobilização nacional 08 e 22 de novembro. Em Nova Roma do Sul o atendimento será  das 8 às 17 horas na Unidade Básica de Saúde.
            Esta Campanha objetiva: 
  • manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem no pais visto que, desde 1990 não são registrados casos de poliomielite no Brasil e que o mesmo possui certificação de país livre de circulação do vírus. A utilização da vacina oral favorece a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. Tem como população alvo crianças de 6 meses a 5 anos incompletos;
  • resgatar menores de 5 anos ainda não vacinados contra o sarampo e corrigir possíveis falhas primárias de vacinação (não aquisição de anticorpos) visando garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo no país. A população alvo são as crianças de 1 ano até 5 anos incompletos. 
A meta da Campanha é vacinar pelo menos 95% da população alvo de forma homogênea, para evitar a manutenção ou formação de bolsões de não vacinados. Indispensável apresentar a carteira de vacinação da criança, pois será realizada pelos profissionais de saúde a avaliação do estado vacinal da criança e se a mesma apresenta necessidade ou não de receber as vacinas oferecidas nesta Campanha.
            Dúvidas, entre em contato com a Equipe de Enfermagem da Unidade de Saúde pelos telefones 3294-1045 ou 3294-1499, ou com sua Agente Comunitária de Saúde.

Comentários