Antônio Prado: Projeto "Turma da Coragem" da SMS é premiado pelo Ministério da Saúde.

foto: Divulgação 

A Secretaria Municipal da Saúde de Antônio Prado foi premiada pelo Ministério da Saúde  pelo projeto "Turma da Coragem.  A ação desenvolvida na Unidade Básica de Saúde do Bairro Aparecida é destinada a pessoas idosas com altas dependências. O  método de trabalho que usa do lúdico para idoso dependente, foi contemplado na seletiva nacional do concurso “II Edição de Experiências Exitosas de 2014”. Ao todo, foram 77 iniciativas inscritas e apenas 12 selecionadas. Destas, somente três do Rio Grande do Sul (Antônio Prado, Canoas e a Secretaria Estadual de Saúde do RS).
De acordo com a Secretária Municipal da Saúde, Celica Vebber, o resultado foi recebido com muita alegria. “É um projeto ainda embrionário, criado neste ano, cujo fundamento é a valorização da pessoa idosa, portadora de deficiência física, visual ou psicológica. De uma forma leve e alegre, queremos reavivar a esperança de quem já havia perdido o sentido da vida”, explicou a Secretária.
A premiação será durante o “Seminário Nacional para apresentação de Experiências Exitosas de Gestão” e “IX Colegiado Nacional de Coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa”, que ocorrerá em Brasília, nesta semana, nos dias 18 e 19 de novembro. A enfermeira Renara Prestes, coordenadora do Projeto, e a estagiária em psicologia Suzana Cabral, participam do evento, representando o município de Antônio Prado. As servidoras já embarcaram a Brasília hoje pela manhã.
Foto; Divulgação
Foram premiadas as iniciativas que abordaram a qualificação da gestão e cuidado em rede, parceria intersetorial no território, ações de promoção da saúde e prevenção de agravos e iniciativas singulares que demonstram sensibilidade no cuidado, inovação e criatividade para lidar com os desafios na gestão do cuidado à população idosa.

Comentários